O Brasil passou um ano discutindo em volta de Medidas Provisórias o destino do saneamento. Por um lado, um aspecto positivo: o setor inseriu o tema saneamento na agenda política, na pauta da mídia e nas discussões da sociedade, ressaltando sua importância. Por outro, o setor manteve-se paralisado por um ano, sem perspectivas de grandes melhorias, em um impasse em torno do modelo ideal para o país.
Argumentos colocados por todos os lados, o fato é que é chegada a hora do setor se unir. Por isso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES está propondo a todas as entidades do setor, governo, parlamentares e aos sanitaristas do Brasil um PACTO PELO SANEAMENTO, para que possamos definir juntos o caminho na busca da universalização.
Entre os pontos principais, a entidade defende:
– o fortalecimento da regulação por meio da Agência Nacional de Águas
– a definição da titularidade conforme orientação do STF, municípios titulares e nas regiões metropolitanas, titularidade compartilhada;
– a eficiência das empresas públicas e privadas: participação do capital privado nas empresas estatais de economia mista, incentivo à prestação de serviços regionalizada, adesão às normas da ANA, contratos com metas e indicadores de desempenho, informações ao SNIS, incentivo aos planos de saneamento.
– o estímulo à entrada do capital privado: PPPs, capital privado nas empresas estatais, subdelegação, tarifas justas e equidade entre cláusulas dos contratos de concessão e contratos programa.
“A ABES ressalta que, somente por meio da união da expertise dos atores públicos e privados, cadeia de suprimentos, profissionais do setor, universidades e sociedade alcançaremos a universalização”, ressalta o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.
A entidade reforçará a necessidade de um pacto nacional pelo Saneamento durante seu 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será promovido em Natal/RN, de 16 a 19 de junho, com presença de autoridades, profissionais do setor, acadêmicos, estudantes e empresas públicas e privadas.
Site do Congresso: http://abes-dn.org.br/abeseventos/30cbesa-natal/
Sobre a ABES
Completando em 15 de junho 53 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
ABES, trabalhando pelo saneamento, pela saúde e pela qualidade de vida dos brasileiros.
This is a great resource. Thanks for putting it together!
I love how well-researched and detailed this post is. Great job!
I can tell you put a lot of thought into your posts. It’s much appreciated.
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.
I just like the helpful information you provide in your articles Watch bbc persian lıve
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.