Últimas Notícias

ABES-RN promove 1º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental

Celebrando os 100 Anos do Relatório do Eng. Henrique de Novaes – Desafios para a universalização do saneamento na cidade de Natal, o evento aconteceu no Auditório da Funasa, em Natal, no dia 23 de maio. 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN) promoveu, no dia 23 de maio, a primeira edição do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte (SANEARN). Celebrando os 100 Anos do Relatório do Eng. Henrique de Novaes – Desafios para a universalização do saneamento na cidade de Natal, o evento aconteceu no Auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na capital potiguar. 

Visando ser um ponto de encontros técnicos com oportunidades de reflexões e debates em torno dos desafios do saneamento ambiental para a universalização do atendimento, o seminário reuniu diversos especialistas que ministraram palestras sobre os principais temas do setor. 

A realização contou com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e da MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RN.

Publicado no Jornal “A República”, em maio de 1924, o documento, que foi inspiração para o evento, trata dos estudos para o esgotamento sanitário e o abastecimento de água em Natal. O objetivo foi divulgar o centenário do Relatório, além de demonstrar experiências e reflexões que almejam a universalização do saneamento na cidade.

Na cerimônia de abertura, a governadora Fátima Bezerra foi representada por Auricélio Costa, secretário-adjunto da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-RN). Em sua fala, ele destacou que o governo do RN vem trabalhando para avançar nas questões do setor. “Todo o nosso trabalho ainda é pouco diante do desafio da universalização do saneamento, mas temos projetos em andamento que vão ao encontro do que o engenheiro Henrique Novaes colocou em seu relatório e entendemos que a universalização é a grande meta a ser perseguida por todos nós”. 

Discussões

Com moderação de Maria Geny Formiga, presidente da ABES-RN, e Josivan Cardoso Moreno, gerente Crea-RJ e secretário-geral do Comitê nacional da Qualidade ABES (CNQA), foram realizadas cinco palestras. 


O tema “Eng. Henrique Novaes e sua trajetória profissional foi aprofundado por Sérgio Bezerra Pinheiro, conselheiro da ABES e assessor especial da Semarh-RN, e Ana Rachel Baracho Eduardo Juanelli, professora do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O tema “Desafios para universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário da cidade de Natal” foi abordado por Paulo Eduardo Cunha, professor e chefe do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFRN.

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Cagece), Roberto Sérgio Linhares, abordou a “Experiência da CAERN com estruturação de PPP para o esgotamento”.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Miguel Fernández, apresentou a palestra “Os desafios do modelo de concessão dos serviços de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro”.

Por último, Marcos Helano Fernandes Montenegro, diretor nacional da ABES e coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, ministrou a palestra com o tema “O saneamento brasileiro está em liquidação?”.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89