Últimas Notícias

ABES-RS promove debate sobre preservação da água e do meio ambiente 

Evento online em comemoração ao Dia Mundial da Água reuniu nesta quinta (21) especialistas do DMLU Porto Alegre, Semae São Leopoldo e Codeca Caxias do Sul. 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu, nesta quinta (21), uma discussão sobre o papel da sociedade na preservação da água e do meio ambiente. 

Transmitido pelo canal da Associação no YouTube, o debate foi moderado por Geraldo Antônio Reichert, engenheiro do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre e membro da Diretoria da ABES-RS.  Os convidados para discutir o assunto foram a bióloga e engenheira Viviane Feijó Machado, membro do Conselho Fiscal e Estadual da ABES-RS e diretora de Operação da SEMAE de São Leopoldo (Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo), e Ricardo Beckerna, engenheiro químico na Codeca Caxias do Sul (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul). 

Em sua apresentação, Ricardo Becker explicou o papel da gestão de resíduos sólidos urbanos para água, saneamento e meio ambiente, questão presente no Marco Legal do Setor. Ele destacou um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra que a geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050, e que no Brasil pode haver um crescimento de 50%.

Falou também sobre a importância da coleta seletiva e do aproveitamento energético, que está se iniciando agora no Brasil. Apontou ainda fatores que envolvem a gestão e tipos de resíduos urbanos, aterros sanitários, cooperativas de triagem e economia circular, entre outros. Para Becker, o Brasil vive um momento crítico em que as ações individuais e coletivas podem moldar o futuro do planeta e o impacto ambiental.

Viviane Feijó Machado, por sua vez, falou sobre o Comitesinos – Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, junto ao DHRS-SEMA, que atua para garantir o uso múltiplo, continuado e racional das águas da bacia, do qual participam 36 representantes de 16 categorias. 

A palestrante discorreu sobre o Plano Sinos, um instrumento de planejamento com definição de objetivos e metas para a água de bacia e ações necessárias para a garantia da qualidade e quantidade, que envolve enquadramento das águas superficiais, programas e ações, e diretrizes para a outorga de água. 

Viviane também explicou os motivos para a  cobrança pelo uso da água, prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/97 . Também abordou a Lei Gaúcha das Águas (Lei n°10.350/94), instrumento para viabilizar os planos da bacia dos Sino, e a formação do GT Cobrança.

Assista o reveja o evento completo