Últimas Notícias

ABES-RS promove discussão sobre prestação e regulação de resíduos sólidos

Para aprofundar o assunto, a seção reuniu, nesta terça (30), especialistas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento e Saneamento e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas.

Nesta terça-feira, 30 de abril, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) reuniu especialistas para discutir a questão da prestação e regulação de resíduos sólidos. 

O encontro online foi transmitido pelo canal ABES Saneamento no Youtube, com moderação de Jussara Kalil Pires, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-RS. 

Integram o debate Demétrius Jung Gonzalez, diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), Cíntia Leal Marinho de Araújo, superintendente de Regulação de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e Michele Alsina, diretora presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Demétrius Jung Gonzalez ressaltou que este é um momento importante para o saneamento brasileiro devido à legislação, troca de capacitação, de comando e de diretrizes gerais da Agência Nacional das Águas (ANA), o que também é um desafio para executar a regulação dos resíduos sólidos.  O palestrante também apresentou a Agesan, que regula saneamento em 104 municípios e resíduos sólidos em 44 municípios no Rio Grande do Sul, que possui convênios com outras agências do Brasil, com o objetivo de trocar experiências e conhecimento sobre os projetos e trabalhos desenvolvidos.

Cíntia Leal Marinho de Araujo discorreu sobre o cenário de regulação, legislação e desafios do setor de saneamento e resíduos sólidos no país. A especialista apresentou o diagnóstico do serviço de resíduos sólidos urbanos (amostra, cobrança e disposição final), normas e regulamentos editados pela ANA, desafios na implementação e segurança jurídica, entre outros.

Michele Alsina, por sua vez, destacou o trabalho da Sanep e apresentou dados dos índices na área urbana do município: atendimento de água  (100%); esgoto coletado(60%) e  esgoto tratado (18%); coleta de resíduos (100%); macrodrenagem (7 casas de bombas e 25 canais). Discorreu sobre Política Nacional de Saneamento (operação, coletas,  manutenção, custos, tarifas sociais), e o Plano municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) executado pela Sanep, que trouxe grandes avanços na gestão interna. Michele falou também sobre o projeto social Adote Uma Escola, desenvolvido para despertar a consciência ecológica entre crianças e adolescentes, por meio da educação ambiental, com reaproveitamento de resíduos recicláveis e retorno financeiro para as escolas (saiba mais aqui).

Assista ao webinar na íntegra

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89