Últimas Notícias

ABES-RS realiza debate sobre mudanças climáticas com foco no caso do Vale do Taquari/RS

Convidados apresentaram e debateram fatores que culminaram na recente cheia histórica e consequente devastação de alguns municípios da região.

No dia 11 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), por meio da Câmara Temática de Meio Ambiente e do programa Jovens Profissionais do Saneamento no estado (JPS-RS), reuniu especialistas em um webinar sobre mudanças climáticas. Na ocasião, os convidados apresentaram e debateram o caso do Vale do Taquari/RS.

O webinar foi uma oportunidade de aprofundar o assunto e destacar os fatores envolvidos que culminaram na cheia histórica e consequente devastação de alguns municípios do Vale do Taquari e seu atendimento.

Os mediadores foram Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente, e Roberta Arlêu Teixeira, coordenadora do Programa Jovens Profissionais do Saneamento – Seção Rio Grande do Sul (JPS/RS).

Participaram como palestrantes: Flávia D. S. Moraes, doutora em Geografia/Climatologia pela Georgia State University – Atlanta, que fez uma abordagem sobre eventos extremos, focando no Vale do Taquari; Cel. Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul; que ao final foi representado pelo coordenador estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Everton de Souza Dias; e falaram sobre a experiência atuando na região; Franco Turco Buffon, pesquisador em Geociências; destacando o monitoramento e sistemas de alerta hidrológico, apresentando a concepção e funcionamento, perspectivas e avanços; e Iporã Possantti, doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que ponderou sobre duas mensagens importantes para o futuro: “A mudança climática é o perigo, mas temos que olhar para a  nossa exposição ao perigo”; e “É preciso se adaptar para o próximo desastre”. 

Rafael Volquind citou o perfil dos 51 mortos e sete desaparecidos (até aquele momento) na tragédia, entre crianças, idosos e adultos, e enfatizou que apesar de ter sido feito o melhor na situação, há a necessidade de organização e possibilidade melhoria, além do aprendizado que fica a partir de um evento como este.

O debate foi realizado por meio do ABES Conecta, pelo qual a associação disponibiliza webinares e cursos online, pagos e gratuitos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, compartilhando conteúdo qualificado.

Confira o webinar, na íntegra:

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89