Últimas Notícias

ABES-RS realiza debate sobre mudanças climáticas com foco no caso do Vale do Taquari/RS

Convidados apresentaram e debateram fatores que culminaram na recente cheia histórica e consequente devastação de alguns municípios da região.

No dia 11 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), por meio da Câmara Temática de Meio Ambiente e do programa Jovens Profissionais do Saneamento no estado (JPS-RS), reuniu especialistas em um webinar sobre mudanças climáticas. Na ocasião, os convidados apresentaram e debateram o caso do Vale do Taquari/RS.

O webinar foi uma oportunidade de aprofundar o assunto e destacar os fatores envolvidos que culminaram na cheia histórica e consequente devastação de alguns municípios do Vale do Taquari e seu atendimento.

Os mediadores foram Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente, e Roberta Arlêu Teixeira, coordenadora do Programa Jovens Profissionais do Saneamento – Seção Rio Grande do Sul (JPS/RS).

Participaram como palestrantes: Flávia D. S. Moraes, doutora em Geografia/Climatologia pela Georgia State University – Atlanta, que fez uma abordagem sobre eventos extremos, focando no Vale do Taquari; Cel. Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul; que ao final foi representado pelo coordenador estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Everton de Souza Dias; e falaram sobre a experiência atuando na região; Franco Turco Buffon, pesquisador em Geociências; destacando o monitoramento e sistemas de alerta hidrológico, apresentando a concepção e funcionamento, perspectivas e avanços; e Iporã Possantti, doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que ponderou sobre duas mensagens importantes para o futuro: “A mudança climática é o perigo, mas temos que olhar para a  nossa exposição ao perigo”; e “É preciso se adaptar para o próximo desastre”. 

Rafael Volquind citou o perfil dos 51 mortos e sete desaparecidos (até aquele momento) na tragédia, entre crianças, idosos e adultos, e enfatizou que apesar de ter sido feito o melhor na situação, há a necessidade de organização e possibilidade melhoria, além do aprendizado que fica a partir de um evento como este.

O debate foi realizado por meio do ABES Conecta, pelo qual a associação disponibiliza webinares e cursos online, pagos e gratuitos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, compartilhando conteúdo qualificado.

Confira o webinar, na íntegra: