Últimas Notícias

ABES-RS realiza primeiro evento preparatório do 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – SIQA

Webinar aconteceu nesta terça (4), por meio do programa ABES Conecta, e teve como tema “Em todo Cientista, um JEDI: Justiça, Equidade, Diversidade e Igualdade como a única saída para um futuro sustentável”. Assista no canal no YouTube.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) realizou, nesta terça-feira, 04 de outubro, o primeiro evento preparatório do 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – SIQA. 

O evento aconteceu online por meio do ABES Conecta, com transmissão pelo YouTube, com o tema “Em todo Cientista, um JEDI: Justiça, Equidade, Diversidade e Igualdade como a única saída para um futuro sustentável”. O simpósio é promovido pela ABES-RS, em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan.

“Depois de uma breve interrupção, voltamos com esse evento tradicional que é uma parceria da ABES-RS com a PUC-RS e a UFRGS. Em breve, será divulgada a chamada dos trabalhos técnicos”, ressaltou a presidente da ABES-RS, Ana Elizabeth Carara, sobre o simpósio. “Este tema é muito atual e importante no cenário do nosso país”, completou, acerca do assunto do evento desta terça.

O webinar foi moderado por Andréa Moura Bernardes, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais da UFRGS. A moderadora é graduada em Engenharia Química pela PUC-RS.

Para falar sobre o assunto “Em todo Cientista, um JEDI”, a palestrante convidada foi a Dra. Maria Augusta Arruda, diretora de Desenvolvimento de Pesquisadores na Researcher Academy da Universidade de Nottingham, e presidente da Rede de Igualdade Racial da mesma instituição.

“Gostaria de expressar o enorme prazer de estar aqui neste importante momento. É importante manter a comunidade unida e reunida em torno destes temas. Esse é um momento de reflexão conjunta e não estou colocando verdades, mas a chance de refletirmos sobre o nosso papel enquanto cientistas e educadores em reinventar e repensar um futuro sustentável”, enfatizou.

“Tem se falado muito de equidade, diversidade e inclusão em todo o mundo. É importante ter essas conversas no Brasil. Eu já moro há 11 anos no Reino Unido e o sentimento que eu tenho é que nós somos um pouco tímidos para falar sobre esse tema, que machuca, por conta do nosso passado colonial e escravagista, em um país com 56% de pessoas negras e uma população indígena dizimada, ainda vivendo em situação de insegurança, holisticamente. É importante lembrarmos que equidade, diversidade e inclusão são só palavras, se não se coloca a justiça como preocupação prioritária. Essa sigla JEDI, de certa forma, é uma brincadeira com os Jedis do Star Wars”, explicou.

A palestrante detalhou os pontos “Justiça, Equidade, Diversidade e Igualdade”, além das consequências ecológicas e evolutivas do racismo. Maria Augusta Arruda também contextualizou a ciência dentro destes conceitos e abordou a importância da educação no desenvolvimento científico. Ao final da apresentação dela, os pontos foram discutidos também à luz do saneamento básico.

“É bastante importante discutirmos essas questões de diversidade quando queremos falar de sustentabilidade. Ligando um pouco com o que a ABES faz, menos de 9% da população mundial são homens brancos. Quando se fala em coisas simples, como o saneamento, vemos que estes homens vivem em lugares com saneamento totalmente adequado, enquanto o resto da população não. Como é possível falar em sustentabilidade, se a gente tem locais em que sequer o saneamento básico está resolvido? Enquanto isso não for discutido como deve ser, em termos de diversidade, e fazer com que todas as cabeças possam pensar da mesma maneira, fica mais difícil para quem sempre viveu em um ambiente certinho imaginar viver em um lugar sem saneamento”, considerou a moderadora. Confira a íntegra do webinar aqui.

ABES Conecta   

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.   

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!   

  

6 Comentários em ABES-RS realiza primeiro evento preparatório do 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – SIQA

  1. Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have created some nice methods and we are looking to trade methods with other folks, be sure to shoot me an e-mail if interested.

  2. I do accept as true with all the concepts you have presented for your post. They are very convincing and will definitely work. Still, the posts are too quick for beginners. May you please prolong them a bit from next time? Thank you for the post.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.