Por Clara Zaim
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e a Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU, realizou nessa segunda-feira (19), a Roda de Conversa sobre Poluição Ambiental e seus reflexos nos alimentos e na saúde, no auditório Eng. Tauzer Garcia Quinderé – Pudim, da Sabesp.
Ana Lúcia Brasil (coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP), Francisca da Adalgisa da Silva (presidente da APU) e Viviana Borges (presidente da AESabesp) realizaram a abertura do evento.
Para Ana Lúcia Brasil, o tema é diferenciado e merece atenção do setor e da sociedade. “A discussão é muito importante, gostaria que surgissem resultados e que as sugestões fossem publicadas após a realização deste encontro”, afirmou a engenheira.
Francisca Adalgisa da Silva iniciou a roda alertando sobre o grande número de agrotóxicos que vêm sido liberados no país e sobre a importância da conscientização em relação à prevenção de doenças. “Às vezes não sabemos que estamos comprando alimento transgênico ou não sabemos a procedência e a forma como foi produzido. O evento têm o objetivo de alertar a população sobre os alimentos que ela consome para a prevenção de doenças”, disse.
Viviana Borges ressaltou que a associação trabalha para promover o desenvolvimento sustentável do saneamento e contribui para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), sejam cumpridos. “A água também é um alimento. E alimento saudável também leva qualidade de vida para as pessoas. No fim, tudo está conectado e precisamos discutir para aprender como promover melhor o desenvolvimento sustentável. A realização dessa iniciativa com a ABES e a APU está de acordo com a nossa missão”, finalizou a presidente da AESabesp.
Aspectos ambientais e alimentos
Telma Nery, médica sanitarista da Faculdade de Medicina da USPINCOR, ministrou a palestra “Aspectos Ambientais e os Alimentos – Agrotóxicos e Saúde”.
A palestrante ressaltou que a sociedade precisa de informação sobre o tema para determinar como quer viver, se alimentar e quais são as políticas públicas para isso acontecer. “Discutir a informação é essencial, estou emocionada e feliz. Quero dar parabéns para os organizadores do evento pela coragem e compreensão dessa temática tão importante”, ressaltou a Dra. Nery.
Vera Villela, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar-COMUSAN-SP, e sua assistente, Solange Redolfi, ministraram a segunda palestra do evento: “Políticas Públicas Segurança Alimentar Nutricional”.
A presidente do COMUSAN contou que o convite ocorreu devido à articulação que possui com profissionais da área de saneamento e do Fórum Paulista de Combate à Efeitos de Agrotóxicos e Transgênicos. Abordou as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do município de São Paulo. Para a especialista, as questões da poluição e da preservação dos mananciais devem ser discutidas para melhorias.
“Conseguimos construir leis ao longo desses anos, principalmente na gestão de 2013/15. Queremos mantê-las porque terão um impacto muito importante na saúde das pessoas”, salientou.
Rafael Rioja Arantes, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), ministrou a palestra “Má Alimentação e seus Impactos na Saúde e em Doenças Crônicas (Mortes atribuíveis e Perda da Saúde)”. Para o palestrante, a realização do evento é muito importante para debater sobre o tema e a sua influência, não só na saúde das pessoas, mas no padrão de consumo e no impacto ambiental. “Os alimentos ultraprocessados e os modos de produção que utilizam uma grande quantidade de agrotóxico trazem doenças crônicas para a população e causam impactos no meio ambiente. A organização de eventos como esse promove a discussão sobre como os alimentos podem ficar mais saudáveis e sustentáveis”, pontuou Arantes.
Marli Meirelles R. Hellmeister, proprietária da Viva Bem, ministrou a palestra “Produção e Certificação de Alimentos Orgânicos”. Para a empresária, a alimentação saudável e orgânica oferece qualidade de vida e eventos como esse devem ser realizados para que o tema seja debatido. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à alimentação saudável, orgânica e de qualidade, menos doenças teremos e mais qualidade de vida. A palestra foi muito importante e poderíamos realizar outros debates como este”, disse.
Ao final das palestras, a Viva Bem Produtos Orgânicos promoveu um sorteio de uma cesta de orgânicos, além de degustação e exposição de produtos.
Great post Thank you. look forward to the continuation. Shoe Palace
Excellent article! We will be linking to this particularly great article on our website.<a href="https://www.google.com.my/url?sa=i
There is definately a lot to find out about this subject, like all the points you made . dubai racing live today
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
You have noted very interesting details! ps decent web site.