Últimas Notícias

ABES-SP participa de Encontro com Fornecedores de Serviços e de Engenharia 2019 da Sabesp

Por Suely Melo e Clara Zaim

Nesta sexta, 12 de julho, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), Márcio Gonçalves de Oliveira, esteve presente no “Encontro com Fornecedores de Serviços e de Engenharia 2019”, promovido pela Diretoria Metropolitana da Sabesp. O evento foi realizado na Sabesp Ponte Pequena, na capital paulista.

Márcio integrou o Painel “Visão do Mercado de Serviços de Engenharia”, que também contou com apresentações de: Luiz roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP e presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (APECs), Viviana Borges, presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp); Fernando Jardim Mentone, presidente da Regional SP do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO); e Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP-SP).

Márcio abriu sua apresentação destacando para os presentes que a ABES promove uma discussão política e técnica no setor. “Nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida do meio ambiente. E nossa visão é ser reconhecida como a principal entidade do setor de saneamento ambiental. Nossos valores são ética e transparência nas relações, comprometimento e voluntariado”, pontuou.

Câmaras Técnicas

O presidente da ABES-SP mencionou as seis Câmaras Técnicas da seção, nas quais são discutidos os vários segmentos da área: CTs Educação Ambiental, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Saúde Pública e Saúde em Comunidades Isoladas. De acordo com Márcio, estão sendo abertas duas novas câmaras técnicas, uma de Arbitragem e outra de Compliance e Gestão.

“Recentemente publicamos um livro sobre Resíduos Sólidos [“Saneamento Ambiental e Saúde do Catador de Material Reciclável”, que está disponível aqui, com participação da sociedade e do Movimento dos Catadores. Um importante documento que não existia no Brasil”, ressaltou e adiantou que a Câmara Técnica de Saúde em Comunidades Isoladas também irá lançar um livro com experiências e cases exitosos de como fazer o devido tratamento e coleta de esgoto em comunidades de isoladas.

Cursos

Márcio falou também dos cursos presenciais e virtuais realizados pela seção, com participantes de empresas públicas e privadas, e com presença de especialistas de fora do Brasil. “Já tivemos um professor espanhol e agora teremos, brevemente um português”, enfatizou. “Tivemos, nos últimos anos, mais de 725 pessoas treinadas nos cursos presenciais”, completou.

 Na plataforma virtual, explicou o engenheiro, a Uniabes  tem uma gama de cursos, que são bem vistos e bem avaliados por quem está fazendo, como o de Regulação. “As pessoas estão fazendo os módulos 1, 2 e 3. É um ótimo curso. Todos os cursos virtuais da Uniabes são muito bons”, frisou.

Papel importante da crise hídrica

A ABES tem esse papel de abrir e promover a discussão. É uma casa que é de todos. Não é só do público nem do privado. É para todos e de todos e envolve também a parte social, como a participação do Movimento dos Catadores na CT de Resíduos Sólidos”, destacou e lembrou que a entidade, com seus 53 anos de vida, conta com mais de 10 mil associados pelo Brasil – mais de 2 mil só em São Paulo.

“Todos os dias temos discussão do saneamento”, frisou o presidente da ABES-SP, lembrando da crise de escassez hídrica (2014/2015), que atingiu severamente a Região Metropolitana de São Paulo. Segundo ele, na ocasião, por meio da Câmara Técnica de Recursos Hídricos “conseguimos discutir tecnicamente quais seriam as melhores soluções para a crise hídrica, com mais de 10 eventos realizados em 12 meses”.

Congressos e simpósios

O engenheiro falou ainda sobre o Congresso ABES/Fenasan 2017 e o Congresso da ABES em Natal, realizado em junho deste ano. “Muitos aqui tiveram a oportunidade de participar e debater sobre os temas do saneamento”, salientou e citou também o Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que é realizado em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e acontece alternadamente entre Brasil e Portugal, a cada ano. E o Sibesa – Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambienta nos mesmos moldes, intercalando, anualmente, a realização entre Brasil e Itália.

“Venham fazer parte da ABES para melhorarmos a discussão, a gestão, a tecnologia do setor no Brasil”, convidou.

Sobre o evento

Ao final do encontro, Márcio comentou sobre a participação da entidade. “A ABES-SP veio participar desse importante evento da Diretoria Metropolitana da Sabesp, para mostrar o que pratica no dia a dia, que é o compartilhamento de sugestões, de treinamentos e de propostas de melhorias do setor de saneamento, envolvendo as partes interessadas: o operador, o projetista, o usuário, o professor”, afirmou. “A ABES-SP veio compartilhar um pouco de suas ações e contribuir com propostas. Agradeço pelo convite e a ABES-SP está sempre à disposição para participar com a Sabesp desses eventos”, concluiu. 

 

2 Comentários em ABES-SP participa de Encontro com Fornecedores de Serviços e de Engenharia 2019 da Sabesp

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89