Encontro foi realizado nesta terça-feira, 30 de julho, pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção e enfatizou a relevância desta prática para a saúde pública e a sustentabilidade.
Nesta terça-feira, dia 30 de julho de 2024, a sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paulo (ABES-SP) sediou um importante evento, realizado por sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, voltado para a sustentabilidade e a saúde pública: a 1ª Reunião de “Reciclagem de Cartelas Vazias de Medicamentos Pós-consumo”.
O encontro destacou a importância da logística reversa de cartelas vazias de medicamentos pós-consumo, abordando os impactos positivos e negativos ambientais e sociais. A discussão também enfatizou a relevância desta prática para a saúde pública e a sustentabilidade.
A reunião contou com a apresentação de quatro cases de sucesso que vêm fomentando a prática de reciclagem de cartelas vazias de medicamentos e vêm a cada dia verificando a adesão da população, o retorno social em aquisição de cadeiras de rodas e a inclusão de cooperativas de materiais reciclados e a economia circular, com cartelas sendo transformadas em outros produtos, demonstrando que essas iniciativas devem ser ampliadas na área.
Os casos foram das organizações: Eurofarma, representada por Isamara Garcia Freitas; ICESP, FSP-USP e FM-USP, representadas por Cintia de Oliveira Sousa, Ana Maria Maniero e Simone Ley Omori Honda; AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, representada por Marilia Vendrusculo; e Rotary Club de Araçatuba-Bandeirantes, representado por Fábio Augusto Duarte.
O evento também reuniu representantes de instituições renomadas e influentes no tema, incluindo ICESP, CRFSP, Abrafarma, Sindusfarma, FSP-USP, FM-USP, Eurofarma, Anvisa, Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Vicente, Rotary Club de Araçatuba-Bandeirantes, AEARRP e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Como resultado significativo deste evento, foi criada a formação do Grupo de Trabalho de “Reciclagem de Cartelas Vazias de Medicamentos Pós-consumo”, sob a coordenação de Roseane de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e Saúde Ambiental da seção, e da Profª. Dra. Wanda Gunther (FSP-USP). Este grupo tem como missão desenvolver um guia orientador para a temática da reciclagem de cartelas vazias de medicamentos pós-consumo, promovendo práticas sustentáveis e seguras para o meio ambiente e a saúde pública.
Chamada para instituições e empresas que realizam a reciclagem de cartelas vazias de medicamentos pós-consumo
Estamos mapeando iniciativas de reciclagem de cartelas vazias de medicamentos pós-consumo e gostaríamos de conhecer o seu trabalho! Se a sua instituição ou empresa realiza essa atividade, convidamos você a compartilhar conosco um resumo das suas ações.
Por favor, envie um e-mail para e-mail: camaras2@abes-sp.org.br com as seguintes informações:
- Nome da Instituição/Empresa:
- Método de Coleta Utilizado: (onde são os pontos de coleta, condomínios, farmácias, unidades de saúde, unidade de ensinovoutros)
- Volume de Cartelas Coletadas: (peso mensal, semestral, anual)
- Descrição das Ações de Reciclagem: (por favor, forneça um breve resumo das suas atividades e resultados)
- Contato do Responsável pela Coleta:
- Nome
- Telefone
Agradecemos por sua colaboração e estamos ansiosos para conhecer e divulgar suas iniciativas!