Últimas Notícias

Água Juventudes e Saneamento: JPS da ABES realiza encontro no Rio de Janeiro sobre as metas dos ODS

A realização em alusão ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março) foi uma iniciativa do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Brasil. O debate girou em torno do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das ONU e a interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

“Água Juventudes & Saneamento – Um olhar estratégico sobre o alcance dos ODS”. Este foi o tema de um encontro realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. O evento aconteceu na última sexta-feira, 12 de abril, na sede da empresa Águas do Rio, no Rio de Janeiro.

A realização em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, contou com colaboração da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden) e a Águas do Rio, concessionária do Grupo Aegea.

Na oportunidade, o evento reuniu jovens, acadêmicos, profissionais do saneamento e sustentabilidade, representantes do terceiro setor e órgãos governamentais a participarem de discussões profundas e construtivas. Os convidados discutiram as metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU, sob o viés da interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

Eixos temáticos

Um dos destaques dos debates foi o papel dos jovens como agentes de transformação e inovação, enfatizando a importância de capacitá-los e envolvê-los para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Outro tema abordado foi o empoderamento feminino, com ênfase na igualdade de gênero e a inclusão das mulheres nas posições de decisão e gestão sustentável da água e do saneamento, reconhecendo seu papel como líderes e agentes de mudança. Também foi aprofundado o tema “dignidade através da água”, com foco na necessidade de acesso universal à água potável e ao saneamento básico, especialmente em comunidades marginalizadas e áreas urbanas informais, visando combater a pobreza e a exclusão social.

Globalmente, esses temas são centrais para alcançar os ODS e enfrentar desafios como mudanças climáticas, escassez de recursos hídricos e desigualdade social, enquanto no Rio de Janeiro, refletem os desafios enfrentados pela cidade.

Veja como foi o evento

O evento foi aberto com as presenças de Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio; Karina Alencar, diretora ABES-RJ, Luan Oliveira, secretário geral do JPS da ABES e porta voz da Águas do Rio.

O Painel 1 abordou o tema “Lideranças para o futuro: o empoderamento dos jovens como vetor para o desenvolvimento sustentável”. Integraram a discussão Witan Silva, coordenador nacional do JPS da ABES e do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP); Larissa Eugênio, embaixadora do Ambiente Jovem; Thaiane Maciel, fundadora do Canal Novo Mundo – Instituto Ecocria; e Lara Martins, executiva e comunicadora socioambiental, que foi delegada brasileira na Youth 20 e German Chancellor Fellow.

O Painel 2 tratou da temática “A dignidade através da água: Os desafios da inclusão sanitária em áreas irregulares não urbanizadas”. Os palestrantes foram Rayssa Jacob, fundadora do Canal Ecolove e membro da comissão organizadora do SJWP; Renan Mendonça, diretor executivo na Águas do Rio; Josivan Cardoso Moreno, secretário geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA/PNQS) e gerente do Crea-RJ; e Sheila Martins, coordenadora de Tratamento Resíduos Sólidos da ETA Guandu.

“O Empoderamento Feminino como Chave para Mudança: vozes femininas e a busca por Igualdade como instrumento do desenvolvimento sustentável” foi o tema do Painel 3. Participaram do debate: Elisa Sohlman, CEO da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden); Lidiane de Paula, subsecretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro; Karina Alencar, diretora da ABES-RJ e gerente de contratos de obras de Saneamento Cedae; e Mickaela Midon da Paixão, diretora ABES-RJ e assessora da Presidência do Crea-RJ.

Por fim, o Painel 4 destacou o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática: um olhar estratégico sobre o alcance das metas”. Aprofudaram o tema Maira Araújo de Mendonça Lima, diretora da ABES-RJ e cofundadora e vice-diretora do Instituto Reúso de Água; Maíra Sugawara, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental na Aegea Saneamento; Miguel Fernandez, presidente do Crea-RJ e ex-presidente da ABES-RJ; Henrique Silva, assessor especial do Comitê Rio G20 ; Natalia Araujo, assessora sênior da Business Finland – Organização do Governo Finlandês responsável pelo Financiamento da Inovação e Promoção do Comércio. Para mais imagens do evento, acesse aqui.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89