Últimas Notícias

APESB realiza a 13.ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Um dos objetivos é promover a discussão sobre o planeamento, a concepção e a gestão dos serviços e infraestruturas de gestão de resíduos.

A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária (APESB) promove da 13.ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), na Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Bragança/PT, nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2023, com o Tema Especial “Singularidades & Oportunidades“. 

O setor de resíduos no seu todo, assume-se num contexto de transformação em prol dos desígnios ambientais planeados para os territórios onde se inserem.

O tema especial do evento, As Singularidades e Oportunidades visa cruzar as singularidades das entidades gestoras de resíduos e águas, as particularidades de cada modelo de gestão, com as singularidades dos territórios em termos demográficos, económicos e sociais. Pretende-se com este tema analisar de uma forma prospetiva as oportunidades criadas pelas singularidades identificadas, assumindo que, tal como nos sistemas naturais, a diversidade é base de comunidades mais resilientes.

O evento decorrerá num território sitiado de oportunidades criadas pela diferença, pelo potencial de investigação e desenvolvimento de soluções multinível, pela circularidade de matérias-primas secundárias, pela tecnologia de precisão na preservação dos recursos naturais.

Uma economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva, não deixa ninguém, nem nenhuma região para trás. Este grande desafio não se consegue alcançar com estratégias setoriais independentes. É necessário promover a evolução simbiótica do setor de resíduos e águas, com os setores da agricultura, agropecuária e floresta. Apenas assim se concebem e desenvolvem modelos de valor circular.

Para mais informações, acesse aqui.