Últimas Notícias

Brazil Water Week 2024: soluções baseadas na natureza aumentam a segurança hídrica

Neste cenário de mudanças climáticas, estas tecnologias despontam e ganham cada vez mais espaço como estratégia de resposta para o problema. Projetos realizados na Europa e no Brasil demonstram como soluções deste tipo e customizadas podem ser simples e, ao mesmo tempo, funcionar bem.

Uma grande troca de experiências e conhecimento marcou a sessão “Águas futuras: revitalizando recursos com Soluções baseadas na natureza”, que aconteceu nesta sexta-feira, 7 de junho, último dia da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água do Brasil 2024. O assunto integra o Tema 3 “Economia Circular e Soluções Baseadas na Natureza” do mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país.

Em sua quarta edição, a BWW é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

O moderador da sessão foi Josivan Cardoso, secretário-geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES e gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Josivan também coordena o Tema 3, juntamente com Sérgio Ayrimoraes, cofundador do Instituto Reúso de Água. Participaram das discussões: Anacleto Rizzo, copresidente do Grupo de Trabalho de Soluções Baseadas na Natureza da International Water Association (IWA) e sócio da Iridra, da Itália; Murilo Ferreira Sant’Anna, gerente de Comunicação e Sensibilização do Consórcio PCJ, e Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (Semad).

Anacleto Rizzo apresentou estudos de casos: “A ideia é criar um guarda-chuva maior de soluções”, garantiu explicando ainda que o Grupo de Trabalho de Soluções Baseadas na Natureza da IWA reúne membros de todas as partes do mundo com objetivo de disseminar conhecimento. A IWA realiza, em parceria com a Global Water Partnership, vários webinários que estão disponíveis na plataforma da organização e, em 5 de setembro, acontece o próximo: “Quem quiser pode participar ao vivo”, convidou. O especialista apresentou também alguns projetos realizados pela Iridra na Itália, Tunísia e Grécia que mostram como as soluções baseadas na natureza customizadas podem ser simples e, ao mesmo tempo, funcionar bem.

O programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, que acontece nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior de São Paulo, e envolve 41 municípios e 23 empresas associadas, foi apresentado por Murilo Ferreira Sant’Anna. O programa, que é desenvolvido há 33 anos, apresenta resultados significativos como 4,5 milhões de mudas plantadas, o equivalente a 3,6 mil campos de futebol oficiais e 800 mil toneladas de carbono sequestrado. O gerente destacou ainda outros projetos do consórcio como pagamento por serviços ambientais, reflorestamento, manejo de espécies invasoras (que matam as árvores nativas) e grupo de boas práticas rurais com soluções baseadas na natureza, que contribuem também para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Sobre o assunto, a secretária da Semad, Marília Carvalho de Melo, completou: “Neste cenário de mudanças climáticas, as soluções baseadas na natureza despontam e ganharão cada vez mais espaço como estratégia de resposta”. Para a especialista, é preciso garantir que os municípios tenham uma capacidade cada vez maior de implantar essas soluções que já estão prontas, como telhados verdes e ampliação de áreas permeáveis para permitir maior infiltração da água de chuva. “É fundamental perceber que somente as soluções de infraestrutura não são capazes de trazer a solução a longo prazo para os principais problemas na área de recursos hídricos. Só a integração das soluções baseadas na natureza com soluções de infraestrutura será capaz de enfrentar o problema”, enfatizou.

BWW Connection

Com o tema “Regulação de sistemas descentralizados e informais”, a última palestra do BWW Connection foi ministrada por Jaime Melo Baptista, presidente do Conselho de Administração da Lis-Water Portugal.

Para a discussão sobre o assunto, os convidados no estúdio da BWW, na sede da ABES-SP, foram Nelson de Campos Lima, diretor de Engenharia e Obras no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, coordenador do tema “financiamento no setor de saneamento” e diretor da ABES-SP; e Luiz Pladevall, sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções, presidente da ABES-SP e coordenador do Tema 5 “Gestão eficiente”, juntamente Marcelo Depexe, assessor da Diretoria de Operações da Sanepar e coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.

De modo remoto, o Talk Show recebeu também Marcos Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste, Lucio Bandeira, secretário-geral adjunto da ABES, e Djair Barros Falcão, presidente da Seção Pernambuco.

O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Clique aqui, confira a programação e faça sua inscrição.