Durante a Brazil Water Week, o programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoverá uma oficina sobre educação ambiental. Divididas em três partes independentes e complementares (água, esgoto e resíduos), as atividades acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro, das 15h às 16h. Os eventos são gratuitos e serão transmitidos ao vivo pelo canal da ABES no YouTube.
Com foco no ODS 6 – Água potável e saneamento – a oficina tem como objetivo trazer a professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) a compreensão aprofundada de conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos.
A ideia dos encontros virtuais é promover e estimular o pensamento crítico sobre o desafio de garantia do saneamento básico universal. Além de fornecer materiais, recursos audiovisuais e métodos de abordagem que auxiliem os professores na construção de aulas práticas. Acesse aqui o formulário e faça sua inscrição.
Confira a programação, a seguir:
Abertura – 26 de outubro, segunda-feira, às 15h
Abertura: Witan Silva – Eng. Ambiental e Sanitarista, Coordenador Nacional do JPS ABES
Desafios da Educação: Amanda Martins – Pedagoga e Especialista em Educação Básica, Consultora Técnica na formulação e implementação do programa de alfabetização na idade certa
Estratégias para a construção de currículos em educação ambiental: Manuela Proença – Engenheira Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, vice coordenadora do JPS-MG
Oficina Água – 26 de outubro, segunda-feira, às 15h20
Moderadora: Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP
Palestrantes: André Horta, coordenador do JPS-MG
Barbara Aiala, engenheira ambiental e membro do JPS-MG
Jean Henrique – presidente da Liga Acadêmica de Saneamento e Cidades de Sergipe (SANEAR), membro do JPS-SE
Será apresentado um panorama do tratamento de água no Brasil, promovendo a interpretação e a compreensão aprofundada dos dados de acesso a água tratada e o impacto na saúde da população. Também serão apontadas as principais tecnologias de tratamento e uma visita técnica virtual ao Manancial de captação do Sistema Alto Cotia, à Barragem Cachoeira da Graça e a Estação de Tratamento de Água (ETA), ambas unidades da SABESP. possibilitará a compreensão das etapas de tratamento. Ao final da oficina os professores terão uma visão holística do tema água e materiais de apoio para a construção de aulas práticas.
Oficina Esgoto – 27 de outubro, terça-feira, às 15h
Moderadora: Lilyany Andrade – engenheira química, coordenadora do JPS Baixada Santista
Palestrantes: Larissa Rebouças – engenheira ambiental, membro do GRUTAA e do JPS-PB
Mauana Ravadelli – engenheira sanitarista e membro do JPS-SC.
Será apresentado um panorama da coleta e do tratamento de esgoto no Brasil, promovendo a interpretação e a compreensão aprofundada dos dados, indicando ainda as consequências da disposição incorreta de esgoto doméstico e industrial na saúde e no meio ambiente. Também serão apontadas as principais tecnologias de tratamento de efluentes e uma visita técnica virtual à Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos (ETEL) na empresa VLI e à Estação de Produção de Água (AQUAPOLO AMBIENTAL S.A.) que possibilitará a compreensão das etapas de tratamento. Ao final da oficina os professores terão uma visão holística do tema esgoto e materiais de apoio para a construção de aulas práticas.
Oficina Resíduos – 29 de outubro, quinta-feira, às 15h
Moderadora: Iara Lemos Nascimento Rosso – engenheira ambiental e sanitarista, JPS-MG e embaixadora da Rede SOMMA de empoderamento feminino para a empregabilidade
Palestrantes: Amanda Doria – educadora do Museu do Amanhã
Gabrielle Sampaio – discente de técnico em Química e membro do JPS Baixada
Larissa Couto – licenciada em Química, membro do JPS-MG
Lilyany Andrade – engenheira química, coordenadora do JPS Baixada Santista
Manuela Proença – analista ambiental – JPS-MG
Será apresentado um panorama da coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil. A partir dessa análise será possível interpretar os dados e compreender de forma aprofundada as consequências da disposição incorreta de resíduos na saúde da população e no meio ambiente. Também serão abordados os temas consumo responsável, 5 Rs, obsolescência programada e perceptiva e alternativas para o tratamento e destinação final do resíduo orgânico doméstico. Além disso, será apresentado um passo a passo para a construção de um minhocário e uma breve explicação do seu funcionamento. Os materiais e as referências apresentadas durante a oficina serão disponibilizados para consulta e utilização.
Brazil Water Week
O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil começa nesta segunda-feira, 26 de outubro, e vai até sexta-feira, dia 30, em plataforma digital. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.
تخضع تجهيزات مصنع إيليت بايب Elite Pipeلعمليات مراقبة جودة صارمة للتأكد من أنها تلبي متطلبات الأداء والمتانة الأكثر صرامة.