Últimas Notícias

Brazil Water Week: leia entrevista com Marisa Guimarães, coordenadora geral do evento internacional

Foto arquivo: Marisa, na primeira edição do evento, que foi a Rio Water Week, em 2018

Edição de 2022 da Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água realizado no país, ocorrerá online, entre os dias 23 e 27 de maio, com sete temas principais.

A Brazil Water Week – BWW 2022 (Semana da Água do Brasil), o mais importante evento internacional sobre água realizado no país, acontecerá online, de 23 a 27 de maio, em plataforma exclusiva e interativa, com 20 painéis. Nesta edição, estarão presentes participantes de cerca de 50 instituições parceiras, sendo 27 nacionais e 22 internacionais (acesse aqui o site do evento, para mais informações e inscrições)

O encontro terá sete temas principais. Tradicionalmente são abordados os temas: Água, saneamento e saúde para todos; Planejamento e Regulação; Gestão de perdas e eficiência energética;  Expansão da cooperação técnica e capacitação; Financiamento; e Meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. 

E esta edição traz uma novidade: a questão da economia circular, que tem se tornado uma realidade no setor de saneamento, principalmente nos processos relacionados ao esgotamento sanitário e aos resíduos sólidos, conforme detalha Marisa Guimarães, coordenadora geral do evento.

Confira a entrevista com a engenheira: 

Portal ABES Notícias – O que esta edição traz de novidade? 

Marisa Guimarães – A BWW tem 7 temas principais. Tradicionalmente, são abordados os temas água, saneamento e saúde para todos, planejamento e regulação, gestão de perdas e eficiência energética, capacitação e cooperação técnica operacional, financiamento, meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. Mas essa edição de 2022, trará para o debate também a questão da economia circular, que tem se tornado uma realidade no setor saneamento, principalmente nos processos relacionados ao esgotamento sanitário e resíduos sólidos. Serão abordados temas como beneficiamento de lodos oriundos de processos de tratamento, a utilização de biogás e práticas de reuso da água, cada vez mais urgente diante de situações mais frequentes de escassez hídrica. 

Portal ABES Notícias – Quais serão as principais atividades? 

Marisa Guimarães – A primeira atividade será a sessão especial de lançamento da BWW 2022, que acontecerá na próxima quinta-feira, 07 de abril, e trará um panorama da evolução, até o momento, dos indicadores dos objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 6, água, saneamento e saúde para todos, no Brasil e no mundo. Essa sessão será transmitida pelo canal da ABES do YouTube e ficará disponível para acesso a qualquer tempo.

O tema da sessão de lançamento, que discute a universalização dos serviços e as formas de aferi-las, é o pano de fundo para as discussões dos sete temas centrais da BWW 2022 que serão abordados em 20 painéis, ao longo de 5 dias, na semana de 23 a 27 de maio. O evento, assim como em 2020, será totalmente online, transmitido em plataforma especificamente construída para propiciar a participação de todos, de qualquer ponto do planeta. Todas as sessões estão sendo planejadas de modo a reservar no mínimo 30 minutos para a interação dos palestrantes com o público com a utilização da ferramenta de chat.

Nos intervalos entre sessões e nas horas do almoço, haverá eventos e encontros virtuais em um estúdio de TV, a BWW Connection. Serão realizadas entrevistas, apresentações e debates, comentando as sessões e antecipando discussões das sessões seguintes, ampliando ainda mais o espaço para aprofundamento dos temas da água e do saneamento ambiental. 

Além da programação dos 5 dias de BWW 2022, haverá sessões especiais durante todos os meses de abril/maio, que abordarão temas específicos, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. O acesso a essa parte da programação é livre. Pretendemos trazer para o debate neste espaço, por exemplo, a questão do novo marco regulatório de recursos hídricos. 

Portal ABES Notícias – Que países estão sendo convidados? 

Marisa Guimarães – A principal característica da BWW é, sem dúvida, seu processo de construção. Todo o temário e as sessões são definidos dentro dos grupos temáticos que reúnem as instituições parceiras, nacionais e internacionais. É um processo participativo e de aprofundamento dos relacionamentos institucionais, na construção de um evento de excelência técnica e abordagens internacionais. Temos como participantes dessa edição cerca de 50 instituições parceiras, sendo 27 nacionais e 22 internacionais. 

Temos como parceiros nacionais empresas estaduais de saneamento básico, públicas e privadas, agências reguladoras nacional e regionais, empresas de consultoria nas diversas áreas do saneamento ambiental, bancos de fomento e de investimentos, associações de jovens, mulheres e comunidades, universidades e fundações. Entre os parceiros internacionais, estão totalmente envolvidos na construção do temário o mesmo perfil de participantes vindos dos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Chile, Colômbia, Suécia, França, entre outros. Associações internacionais como IWA e AIDIS, que agregam profissionais de diversas nacionalidades, estão ativamente colaborando nos trabalhos de preparação, além de bancos multilaterais, historicamente parceiros da ABES como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. 

Participando como palestrantes teremos cerca de 80 convidados, 60% deles nacionais e 40%, internacionais. Vale lembrar que o evento terá tradução português-inglês, permitindo a participação de todos.

 

Portal ABES Notícias – Como você vê a realização da BWW este ano, em outro momento, depois de 2020, quando o evento inovou com plataforma online no auge da pandemia?

Marisa Guimarães – Aprendemos muito em 2020. Acumulamos experiência na realização de eventos online. O que antes nos parecia um desafio enorme, hoje é a oportunidade de ampliação da participação de palestrantes nacionais e internacionais, sem barreiras e dificuldades de deslocamento e viagens. Todos aprendemos e nos familiarizamos com a utilização das facilidades que a tecnologia de comunicação nos proporciona. A possibilidade de participação de pessoas das áreas mais remotas de nosso país torna a BWW, realmente, a Semana da Água do Brasil. 

Portal ABES Notícias – Como o evento vai contribuir com as discussões atuais do mundo, como os temas de ESG, por exemplo?

Marisa Guimarães – O ESG é um tema transversal a todos os grupos temáticas da BWW. Mas especificamente, teremos o ESG nas sessões organizadas pelo grupo temático de meio ambiente e estamos programando uma sessão especial apresentando o ESG Index, uma ferramenta desenvolvida pela ABES dentro do PNQS, o Prêmio Nacional da Qualidade do Saneamento que visa avaliar o grau de comprometimento das organizações dentro do setor de saneamento com o desenvolvimento sustentável.

Portal ABES Notícias – Quais são suas expectativas para o evento deste ano?

Marisa Guimarães – Nossa expectativa é de superarmos os resultados da BWW de 2020, em número de participantes e atratividade de nossa programação. Serão 5 dias de um mergulho na temática da Água, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial os ODS 6, que busca a universalização da água e o saneamento para o ano de 2030. Não deixar ninguém para trás!

 

 

3 Comentários em Brazil Water Week: leia entrevista com Marisa Guimarães, coordenadora geral do evento internacional

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.