Últimas Notícias

Brazil Water Week: nível econômico de perdas de água é tema de uma das sessões do evento

Encontro reuniu especialistas e debateu as vantagens e limitações técnicas do modelo do nível econômico de perdas de água

Nesta segunda-feira, 26 de outubro, foi realizada a sessão “Nível econômico de perdas de água”, atrelada ao Tema 3  Gestão Eficiente da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), o mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil, promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O encontrou reuniu especialistas e debateu as vantagens e limitações técnicas do modelo do nível econômico de perdas de água.

Participaram da discussão Alan Wyatt, autor do modelo Econômico de Perdas em 2010 e consultor de Gestão de Abastecimento de Água; Marcelo Depexe, engenheiro na Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar; Luiz Antonio de Oliveira, gerente de Análise Tarifária na ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo; Eric Cerqueira, superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp; e Valter de Souza, gerente da Unidade de Serviço de Hidrometria na Copasa.

“A BWW é uma excelente oportunidade para intercâmbio e atualização de informações sobre água e saneamento”, destacou o moderador do debate Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Ele reforçou ainda a importância da discussão em meio às mudanças no setor de saneamento no País.

“A política de saneamento básico no Brasil preconiza a eficiência e sustentabilidade econômica dos serviços e determina a inclusão de metas progressivas e graduais de eficiência e de uso racional da água nos contratos dos prestadores. O recém-aprovado marco legal do saneamento também dá ênfase à eficiência e ao controle de perdas de água, tema presente nas futuras normas de referência a serem estabelecidas pela ANA. Portanto, além da questão técnica, a sessão 3.3 sobre nível econômica das perdas de água trouxe um debate bastante oportuno e atual”, disse Ayrimoraes.

Ao longo da semana, especialistas de mais de 15 países se reunirão na plataforma da Brazil Water Week para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Ao todo, serão 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 especialistas envolvidos no evento. Confira a programação geral do evento aqui.

Por equipe de Comunicação ABES/BWW

 

4 Comentários em Brazil Water Week: nível econômico de perdas de água é tema de uma das sessões do evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89