Últimas Notícias

Brazil Water Week: sessão debate políticas institucionais para governança colaborativa da água

Discussão está atrelada ao tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação da Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água realizado no País

Políticas institucionais para governança colaborativa da água foi o tema da primeira sessão da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), realizada na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. A discussão está atrelada ao Tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação do evento.

O encontro reuniu especialistas e apresentou as necessidades institucionais, estruturais e de governança para permitir a capacitação em ciência e tecnologia em prol de políticas para gestão de água. Além disto, debateu as lacunas e oportunidades de pesquisa, bem como oportunidades de negócios para os setores público e privado e os benefícios para a sociedade em geral.

“Para alcançarmos o ODS 6, é importantíssimo discutirmos estas questões específicas da água, de desenvolvimento, ações para aumento dos índices de saneamento, de acesso à água de qualidade, assuntos relacionados às mudanças climáticas, educação, financiamento, investimento e regulação”, afirmou a moderadora do debate Ana Silvia Pereira, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A sessão teve as palestras de Cláudio de Jesus, presidente da AdP – Águas de Portugal Internacional e membro do Conselho da Water Europe; Liliana Naval, professora de engenharia ambiental na Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora de Programas Profissionais da Capes; Miguel Dória, especialista em Hidrologia da Unesco; e Uri Schor, porta-voz da Autoridade de Águas de Israel.

“Foi bastante enriquecedor e inspirador o debate, muita coisa que ainda temos que aprender para dar os passos no lugar certo no Brasil. Quero parabenizar à ABES pelo evento importantíssimo neste momento em que estamos vivendo, onde a água realmente deve ser o papel central”, acrescentou Ana Silvia, que contou com apoio de Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Maria Fernanda Garrubo, coordenadora do JPS-SP, na condução da sessão.

Ao longo da semana, especialistas de mais de 15 países se reunirão na plataforma da Brazil Water Week para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030. Ao todo, serão 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 especialistas envolvidos. O evento conta com patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento. Confira a programação geral aqui.

1 Comentário em Brazil Water Week: sessão debate políticas institucionais para governança colaborativa da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89