Últimas Notícias

Brazil Water Week: terceiro dia começa com debate sobre subsídios e tarifas sociais e o acesso universal aos serviços de saneamento

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil é transmitido por meio de plataforma digital até a sexta-feira, 30, e conta com 30 sessões divididas em 8 temas principais e mais de 120 especialistas de mais de 15 países

 Com o tema “Como a estrutura tarifária pode garantir o acesso universal aos serviços de água e saneamento (subsídios e tarifas sociais)”, a primeira sessão temática da Brazil Water Week (Semana da água do Brasil) desta quarta-feira, 28 de outubro, debateu os desafios que o mundo enfrenta para alcançar o acesso universal ao abastecimento de água e infraestruturas de saneamento básico, associadas à existência de poucos estudos sobre métodos e conhecimentos para estabelecer tarifas e preços relacionados à água. A sessão integra o Tema 2 do evento: “Planejamento e Regulação”.

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil é promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental até esta sexta-feira, 30, e conta com convidados de mais de 15 países que discutem a água em seus diversos aspectos e apresentam experiências, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Organização das Nações Unidas (ONU): Água e Esgoto para todos até 2030.

Com moderação e coordenação de Alexandre Godeiro Carlos, especialista em Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, a sessão contou a participação de Léo Heller, pesquisador da Fiocruz e relator especial da ONU para o direto à água e ao saneamento; Alceu Galvão, analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE); Luis Andres, economista-chefe do Banco Mundial (Estados Unidos); e Jaime Baptista, coordenador do projeto Lisbon International Centre for Water (LIS–Water) (Portugal).

No Brasil, existem cerca de 40 milhões de pessoas sem acesso à água potável e mais de 100 milhões de pessoas sem acesso à infraestrutura de esgoto. Sem regras claras, a definição de tarifas pode apresentar assimetrias, aumentar o risco de que os preços aplicados sejam mais altos ou mais baixos do que seria possível ou mesmo que subsídios direcionados (como tarifa social e limite de consumo) sejam inadequados.

Com isso, a sessão discutiu as possíveis estruturas tarifárias para o setor de água e esgoto viáveis do ponto de vista econômico e financeiro e que possam contribuir para a consecução do ODS 6 da ONU. E também se há alternativas de estrutura tarifária e estratégias de subsídios para serviços de abastecimento de água e esgoto, considerando os modelos existentes de serviços de água (governamentais, privados, PPPs).

“Foi um imenso prazer fazer a moderação e coordenação e participar junto com os membros da ABES na preparação e estruturação dessa sessão. Tiramos muitos ensinamentos das palestras dos nossos convidados que possuem um alto nível de conhecimento. Discutimos que é necessário que haja um instrumento tarifário, um bloco de subsídio, que possa promover a inserção da população que precisa receber os serviços de água e esgoto para ter dignidade e qualidade de vida, não só no Brasil como no mundo. Precisamos que todos tenham acessibilidade aos serviços, mas também precisamos tomar cuidado com a sustentabilidade financeira, que ainda é um grande desafio no Brasil, como vimos na sessão”, ressaltou o moderador Alexandre Godeiro. 

Brazil Water Week

Além das sessões temáticas, até quinta-feira, ao meio-dia, será transmitida a BWW Connection, que é a programação dos intervalos, que traz vídeo-palestras, comentários, entrevistas e ações sociais, como a Van Solidária Brazil Water Week. As sessões de networking também ocorrem até quinta-feira, pontualmente às 12h. Na sexta-feira, 30, de 12h15 às 13h30, ocorre a sessão especial gratuita “ANA 20 anos: avanços e desafios para o futuro da regulação de recursos hídricos e saneamento básico”, que será transmitido ao vivo no canal da ABES no YouTube.  

1 Comentário em Brazil Water Week: terceiro dia começa com debate sobre subsídios e tarifas sociais e o acesso universal aos serviços de saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89