Últimas Notícias

BWW 2024: palestrantes do Banco Mundial, BID e CAF destacam importância da cooperação internacional para gestão sustentável da água

A sessão abordou conceitos e experiências de cooperação e assistência técnica, destacando a visão das agências multilaterais e de países em desenvolvimento.

A cooperação internacional e assistência técnica no setor de água crescentemente mostram o aumento da importância de maior acesso e trocas entre os países em desenvolvimento, além do tradicional fluxo de assistência vinda dos países desenvolvidos. Integrando Tema 6 “Cooperação Internacional”, este assunto foi destaque de uma das sessões da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água no Brasil 2024, nesta terça-feira, 04 de junho.

 O mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e acontece até sexta (7), de forma 100% online, em plataforma digital exclusiva e interativa. 

A discussão foi moderada por Marcel Costa Sanches, secretário-geral da ABES e superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e coordenador do Tema 6. A sessão reuniu Gustavo Saltiel, líder global para o Setor de Saneamento para o Banco Mundial, Gustavo Mendez, coordenador Sector Água e Saneamento Países do Cone Sul do BID, e Agustin Alonso, coordenador de Projetos do Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF.

A sessão abordou conceitos e experiências de cooperação e assistência técnica, destacando a visão das agências multilaterais e de países em desenvolvimento.

O palestrante Agustin Alonso falou sobre a atuação do CAF,  banco de desenvolvimento para promover a melhoria da qualidade de vida de latino-americanos e caribenhos. No Brasil, o CAF abrange 22 operações em implementação, 6 estudos com investimentos de USD 3.3MM. Entre outros pontos, o especialista discorreu sobre instrumentos, convênios, ferramentas, programas e projetos de água, resíduos sólidos, drenagem, financiados pelo banco

Gustavo Saltiel falou sobre o Programa de Segurança Hídrica e Adaptação Climática para auxiliar países em desenvolvimento. Em sua apresentação, ele discorreu sobre todas as etapas e operações do projeto para encontrar soluções para o avanço do saneamento de uma forma mais sustentável.

O especialista Gustavo Mendez explicou sobre as atividades do BID para garantir acessibilidade econômica aos serviços de água. Para ele, o recurso financeiro não é suficiente para garantir avanço no setor. Neste sentido, é importante o uso de ferramentas, compartilhamento de tecnologia e conhecimento, apoio à capacitação dos profissionais e fomentar a colaboração e o intercâmbio entre os países para uma gestão sustentável.

O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento, clique aqui.

BWW Connection

No último Talk Show do intervalo desta terça-feira, a jornalista Daniela Lobo recebeu no estúdio da BWW 2024 Marisa Guimarães, coordenadora-geral desta grande realização, rica em conteúdo e em conexões entre grandes especialistas do Brasil e outros países. Marisa também coordena a Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifas, além de coordenadora de Assuntos Internacionais da Associação e diretora da ABES-SP. No bate-papo, Marisa comentou suas impressões sobre a sessão “Cooperação internacional e assistência técnica no setor de água”?

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89