Guia de Referência para a Medição do Desempenho deve receber atualizações para acompanhar nova norma no setor de abastecimento de água, esgotamento sanitário, indicadores de acesso e sistema de avaliação aprovada pela ANA.
Nesta terça-feira, 30 de julho, a Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizou reunião para discutir as próximas atividades da CT.
O coordenador-geral Sandro Adriani Camargo comandou o encontro remoto, que contou com participação dos demais membros da Câmara.
Na pauta, o assunto principal foi a apresentação da inclusão de quatro novos indicadores para medir o atendimento com abastecimento de água e com esgotamento sanitário no Guia de Referência para a Medição do Desempenho (GRMD). Este documento auxilia organizações a implantarem ou aperfeiçoarem seu sistema de medição de desenvolvimento. A mudança acompanha a nova norma de referência para o setor de abastecimento aprovada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Durante a reunião, Sandro frisou que os novos indicadores não irão interferir no ciclo vigente do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e serão obrigatórios apenas no próximo ciclo.
Seguindo o tema, a CTIDSA também pautou o início da discussão da revisão do GRMD para o ano de 2025 e indicadores do ABES ESG Index.