Últimas Notícias

Campanha “Brasil, te quero livre de lixão” – ABES: João Pessoa/PB tem projeto de recuperação ambiental do Lixão do Roger e Parque Socioambiental

Jose Dantas de Lima, diretor operacional da EMLUR.

O diretor operacional da EMLUR, Jose Dantas de Lima, detalha a iniciativa, que integra o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do município de João Pessoa.

Por Jéssica Marques

Em meio à campanha nacional “Brasil, te quero livre de lixão” da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, diversos cases ganham destaque. Entre eles está a recuperação ambiental do Lixão do Roger, em João Pessoa (PB), que inclui um projeto urbanístico do Parque Socioambiental em uma área de 34 hectares. 

A iniciativa é realizada no âmbito do Projeto BR-L1421, do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do Município de João Pessoa-PB e envolve a Prefeitura Municipal de João Pessoa por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR, a Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável – UEP e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. 

O diretor operacional da EMLUR, Jose Dantas de Lima, detalhou o projeto. Confira a entrevista, na íntegra:  

ABES Notícias – No que consiste o projeto e quais são as instituições envolvidas? 

Jose Dantas de Lima – O projeto consiste na recuperação ambiental do Lixão do Roger e objetiva o desenvolvimento de estudos e projetos voltados à recuperação ambiental ocorrentes no território do Lixão do Roger e na elaboração de um projeto urbanístico do Parque Socioambiental em área de 34,00 hectares. Serão desenvolvidos estudos e projetos de engenharia para superação dos problemas ambientais decorrentes da deposição de resíduos no lixão e de arquitetura para o projeto do Parque Socioambiental. 

Este estudo envolve o desenvolvimento das seguintes atividades: Diagnóstico situacional, Investigação de campo e avaliação da atual situação de cada uma das células, Estudos ambientais pertinentes, Análise técnica comparativa das alternativas de recuperação ambiental aplicáveis, Projeto básico da alternativa selecionada, Projeto executivo completo e Projeto Urbanístico do Parque Socioambiental. 

O estudo envolverá estudo ambiental pertinente, investigação geotécnica do território, ensaios geofísicos terrestres pelos métodos da eletrorresistividade (tomografia elétrica), visando a detecção de possíveis plumas de contaminação, caracterização da qualidade das águas, ensaios de metais pesados na área do lixão, ensaios de biodegradação de resíduos com ensaios de sedimentos de mangue e Rio e análise e interpretação dos resultados para subsidiar a concepção do projeto de recuperação do lixão do Roger. 

O projeto ocorre no âmbito do Projeto BR-L1421, do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do Município de João Pessoa-PB e envolve a Prefeitura Municipal de João Pessoa através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – EMLUR e a Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável – UEP e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. 

ABES Notícias – Em sua visão, qual é a importância deste projeto? 

Jose Dantas de Lima – Este projeto de recuperação ambiental tem uma importância fundamental, pois se trata de um projeto INOVADOR que envolve critérios de sustentabilidade ambiental, uso de ferramentas BIM em sua elaboração, implantação e acompanhamento, uso de conceitos de produção enxuta em sua concepção técnica, utilização de materiais sustentáveis em sua implantação e envolvendo ainda conceitos de eficientização energética e de redução de gases de efeito estufa, contribuindo para o projeto de descarbonização municipal. 

É o primeiro projeto de recuperação ambiental do Brasil a utilizar ferramentas BIM em seu conceito e implantação e a utilizar critérios de sustentabilidade ambiental em sua concepção e implantação além de certificação ambiental. 

ABES Notícias – De que forma a experiência pode ser um exemplo para o setor em outras regiões do Brasil? 

Jose Dantas de Lima – Por utilizar estes critérios inovadores em sua concepção e implantação certamente este Projeto de recuperação ambiental de um lixão será exemplo para outras regiões e servirá como grande expertise para as novas implantações no nosso Brasil. 

29 Comentários em Campanha “Brasil, te quero livre de lixão” – ABES: João Pessoa/PB tem projeto de recuperação ambiental do Lixão do Roger e Parque Socioambiental

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89