Últimas Notícias

Cerimônia virtual marca abertura do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Solenidade reúne autoridades do setor de saneamento e resíduos sólidos e promove talk show com presidente da ISWA e Palestra Magna com especialista português Carlos Manuel Martins; Evento irá até 19 de março.

Por Murillo Campos 

Foi realizada nesta terça-feira, 16 de março, a cerimônia de abertura do 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos. O evento virtual, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, tem como objetivo avaliar o cenário recente de resíduos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do novo Marco Legal e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com apresentação de Daniela Lobo, mestre de cerimônia, a solenidade teve a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Rogério Pena Siqueira, presidente da ABES Seção Minas Gerais e Flavia Mourão, coordenadora da programação do seminário.

Integraram também a abertura Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais; Ricardo Medeiros de Andrade, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Carlos Silva Filho, presidente da Associação Internacional de Resíduos Sólidos – ISWA; Maurício Sigaud Ferreira, presidente do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais; Genedempsey Bicalho Cruz, superintendente de Limpeza Urbana do município de Belo Horizonte; e, Renato Teixeira Brandão, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM.

O seminário busca promover discussões acerca da temática de resíduos, englobando questões como gestão e gerenciamento, rotas de tratamento, implantação de aterros sanitários, logística reversa e coleta seletiva, bem como as experiências de outros países da América Latina e Caribe, quanto ao impacto da covid-19 sobre os serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

A programação do evento, que irá até sexta-feira, 19 de março, conta ainda com oficinas gratuitas de educação ambiental, apresentação de trabalhos técnicos, lançamentos de livros e visitas técnicas virtuais.

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura, foram realizadas homenagens póstumas aos profissionais Cassio Versiani Velloso, engenheiro, arquiteto e membro da Câmara de Resíduos Sólidos da ABES e Sara Suely Attílio Caparossi, ex-presidente da ABES Seção Mato Grosso e integrante da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, dado o grande legado deixado por esses especialistas nas áreas de saneamento e resíduos sólidos.

Assista ao vídeo de homenagem ao Cassio Versiani Velloso aqui e ao de Sara Suely Attílio Caparossi neste link

Talk show

O seminário exibiu na manhã desta terça-feira, 16 de março, talk show com o presidente da Associação Internacional de Resíduos Sólidos – ISWA, Carlos Silva Filho. O especialista esclareceu dúvidas relacionadas às políticas de gestão de resíduos, atuação da ISWA, encerramento de lixões, processos de reciclagem e reaproveitamento de materiais, entre outros pontos. O bate-papo foi conduzido por Heliana Katia Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos (leia mais aqui).

Palestra Magna

Em seguida, Carlos Manuel Martins, presidente do Conselho de Administração da Águas do Minho SA, de Portugal, ministrou a Palestra Magna sobre o “Panorama Internacional dos Resíduos Sólidos”. O especialista contextualizou os princípios gerais de gestão de resíduos na Europa, as estratégias adotadas em Portugal, alternativas tecnológicas disponíveis, sistema de logística reversa e campanhas de educação ambiental. A mediação da palestra foi feita por José Claudio Junqueira Ribeiro, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (leia mais aqui).

Os eventos foram abertos ao público e podem ser conferidos no canal da ABES no Youtube

A programação completa do seminário pode ser acessada aqui. 

O 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos conta com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Superintendência de Limpeza Urbana – SLU – Belo Horizonte, SINDILURB, Vina, Cisab, Localix e Argos.

 

4 Comentários em Cerimônia virtual marca abertura do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

  1. PBN sites
    We build a web of self-owned blog network sites!

    Merits of our PBN network:

    We carry out everything so GOOGLE DOES NOT comprehend that this A privately-owned blog network!!!

    1- We acquire domains from different registrars

    2- The primary site is hosted on a virtual private server (VPS is fast hosting)

    3- The rest of the sites are on different hostings

    4- We designate a distinct Google account to each site with confirmation in Search Console.

    5- We develop websites on WP, we don’t employ plugins with the help of which Trojans penetrate and through which pages on your websites are generated.

    6- We don’t repeat templates and employ only individual text and pictures

    We do not work with website design; the client, if desired, can then edit the websites to suit his wishes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.