Últimas Notícias

Com auditório lotado e discussão sobre experiências da gestão de perdas de água, 10º Seminário de Perdas é aberto em Porto Alegre

O maior e mais importante evento do Brasil sobre este tema acontece na capital gaúcha, reunindo especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Com auditório lotado, teve início nesta quarta-feira, 8 de novembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, o maior e mais importante evento do Brasil sobre este tema. O encontro é realizado sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS e acontece no Plaza São Rafael Hotel até esta quinta (9). 

O seminário reúne especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-presidente interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe de Mello Sampaio Cunha; do diretor Nacional da ABES para a Região Sul, Luiz Henrique Bucco, representando o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt; do presidente da ABES-RS, Paulo Robinson da Silva Samuel, e do coordenador Nacional da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES, Ricardo Röver Machado.

Após a abertura, deu-se início à programação do seminário com um bate-papo sobre as experiências com a questão da gestão de perdas de água.

Integraram a conversa Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e da CPS Engenharia; o consultor Jairo Tardelli, Mario Augusto Baggio, sócio- diretor da HWATER; Andrea Mattos, gestora de Energia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e secretária de Eficiência Energética na Câmara de Gestão de Perdas e Eficiência Energética; e Milene Aguiar, consultora da IWA (International Water Association); e Ricardo Rover Machado, coordenador da CT Perdas de Água e Eficiência Energética.

Ricardo deu início à conversa trazendo suas experiências e as perspectivas para o futuro, como o uso da inteligência artificial, big data e informação aplicada. Mario Augusto Baggio relembrou o primeiro seminário e o quanto o público cresceu no evento. Baggio destacou que a educação continua sendo essencial para o aprendizado e, principalmente, para a qualificação profissional. “Não podemos investir somente em tecnologia, é preciso investir também na educação e qualificação das pessoas”, destacou.

O engenheiro Jairo Tardelli enfatizou a importância dos medidores e dos materiais e de estar atento às tecnologias e futuro destes materiais. Andrea Mattos trouxe a experiência da Sabesp na eficientização energética e na modernização através de contratos de performance.

Luiz Pladevall destacou o grande público e o trabalho das câmaras técnicas e temáticas. Ele frisou que o risco das crises hídricas existe e precisamos pensar e nos preparar. Afirmou também que a eficiência do sistema é resultado direto da gestão. Pladevall ainda convidou os participantes a se associarem à ABES. Milene Aguiar, trouxe sua experiência de entrar na área de perdas na década de 90 e as mudanças que aconteceram ao longo destes anos.

Confira aqui os álbuns de fotos.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89