O maior e mais importante evento do Brasil sobre este tema acontece na capital gaúcha, reunindo especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.
Com auditório lotado, teve início nesta quarta-feira, 8 de novembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, o maior e mais importante evento do Brasil sobre este tema. O encontro é realizado sobre o tema é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS e acontece no Plaza São Rafael Hotel até esta quinta (9).
O seminário reúne especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-presidente interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe de Mello Sampaio Cunha; do diretor Nacional da ABES para a Região Sul, Luiz Henrique Bucco, representando o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt; do presidente da ABES-RS, Paulo Robinson da Silva Samuel, e do coordenador Nacional da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES, Ricardo Röver Machado.
Após a abertura, deu-se início à programação do seminário com um bate-papo sobre as experiências com a questão da gestão de perdas de água.
Integraram a conversa Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e da CPS Engenharia; o consultor Jairo Tardelli, Mario Augusto Baggio, sócio- diretor da HWATER; Andrea Mattos, gestora de Energia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e secretária de Eficiência Energética na Câmara de Gestão de Perdas e Eficiência Energética; e Milene Aguiar, consultora da IWA (International Water Association); e Ricardo Rover Machado, coordenador da CT Perdas de Água e Eficiência Energética.
Ricardo deu início à conversa trazendo suas experiências e as perspectivas para o futuro, como o uso da inteligência artificial, big data e informação aplicada. Mario Augusto Baggio relembrou o primeiro seminário e o quanto o público cresceu no evento. Baggio destacou que a educação continua sendo essencial para o aprendizado e, principalmente, para a qualificação profissional. “Não podemos investir somente em tecnologia, é preciso investir também na educação e qualificação das pessoas”, destacou.
O engenheiro Jairo Tardelli enfatizou a importância dos medidores e dos materiais e de estar atento às tecnologias e futuro destes materiais. Andrea Mattos trouxe a experiência da Sabesp na eficientização energética e na modernização através de contratos de performance.
Luiz Pladevall destacou o grande público e o trabalho das câmaras técnicas e temáticas. Ele frisou que o risco das crises hídricas existe e precisamos pensar e nos preparar. Afirmou também que a eficiência do sistema é resultado direto da gestão. Pladevall ainda convidou os participantes a se associarem à ABES. Milene Aguiar, trouxe sua experiência de entrar na área de perdas na década de 90 e as mudanças que aconteceram ao longo destes anos.
Confira aqui os álbuns de fotos.