Últimas Notícias

CT Qualidade de Produtos Químicos: V workshop é realizado no Rio de Janeiro

A Câmara Técnica de Qualidade de Produtos Químicos da ABES, sob a coordenação conjunta de Maria Cristina Coimbra Marodin e Vasti Ribeiro Facincani, promoveu, no dia 27 de setembro, na sede da ABES, no Rio de Janeiro/RJ, a quinta edição do seu workshop. A edição 2019 abordou o tema “Controle de Qualidade de Produto Químico – Revisão da documentação para atendimento legal ao padrão de potabilidade”.

“Embora o tamanho do auditório tenha limitado o número de participantes, o público que esteve presente foi totalmente representativo, tanto com relação aos atores envolvidos no assunto, como às regiões que compõem o país”, destacam as coordenadoras da CT, Maria Cristina Marodin e Vasti Ribeiro.

De acordo com as especialistas, o sistema composto por requisitos, regras e documentos reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde para cumprimento das exigências legais de controle de qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano foi totalmente desenvolvido e implementado no país pela CTQPQ. “Este sistema, iniciado após a provocativa exigência contida na portaria 1469/2000 e depois mantida em todas as Portarias de Potabilidade subsequentes, foi concebido, produzido e tem sido continuamente aprimorado por meio de fóruns abertos, regionalmente realizados no país”, explicam. “Pelo reconhecimento da seriedade, importância e frutos desse trabalho para a saúde da população abastecida, que foi desencadeado desde então, a ABES tem sempre abrigado todos os fóruns que se fazem necessários”.

Maria Cristina e Vasti informam que o V workshop foi realizado para consolidar a nova versão da documentação envolvida nesse processo, após as atualizações resultantes das discussões e contribuições do setor, desencadeadas nos últimos dois eventos sobre o assunto, a saber IV workshop de Belo Horizonte e o Painel do 30º Congresso Nacional da ABES em Natal. “Como de praxe, foi um evento de auditório lotado, bastante participativo e interativo, e que gerou excelentes resultados para aprimoramento do processo e confiabilidade das evidências dos controles, o que contribui para a garantia da saúde da população abastecida do Brasil”, afirmam.

A documentação revisada poderá ser acessada, em breve, no site da CTQPQ.

No dia anterior ao evento (26), foi realizada a reunião da CT, que contou com a presença do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.

 

 

3 Comentários em CT Qualidade de Produtos Químicos: V workshop é realizado no Rio de Janeiro

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.