A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu nesta terça, dia 19 de setembro, em Salvador, na Bahia, o Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil”. O evento, que ocorreu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do Estado da Bahia – SINDAE-BA e contou a participação de cerca de 30 pessoas, contemplou a palestra do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, acerca dos 10 anos da Lei de Saneamento e o saneamento na Região Nordeste e na Bahia e o debate sobre o tema “saneamento público ou privado”.
O ex-Secretário Nacional de Saneamento, Abelardo Oliveira Filho, também ministrou palestra no evento. Ele abordou os mecanismos legais atualmente existentes sobre as formas público e privada de se fazer a gestão do saneamento básico no país.
Para o presidente da ABES-BA, Arnor de Oliveira Fernandes Junior, o evento atingiu seu objetivo de debater os principais desafios do saneamento hoje em pauta. “As palestras foram bem encadeadas, uma complementando a outra, mesmo sem ‘combinar´ antes’”, disse. Arnor destacou a participação do ex-Secretário Nacional de Saneamento, Abelardo Oliveira Filho, “que, de forma didática e objetiva, esclareceu os mecanismos legais hoje existentes sobre as formas público e privada de se fazer a Gestão do saneamento básico no país, alertando quanto aos principais erros cometidos por governo estaduais ao tentar privatizar o setor em seus estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Piauí e São Paulo”.
Jovens Profissionais do Saneamento
O coordenador do JPS-BA, Albert Porto, que também prestigiou o encontro, frisou que discutir uma nova forma de fazer saneamento é o ponto de partida para mudança. “Esse evento foi muito importante para conhecer a situação em que o país se encontra e os desafios que ainda temos rumo à universalização dos serviços, em especial à região Nordeste. Ainda são muitos entraves, sejam institucionais, financeiros, sociais e políticos principalmente, e reunir pessoas experientes no tema como Roberval Tavares, Aberlado Oliveira, Arnor de Oliveira e o Pedro Romildo para discutirem esses desafios é essencial no processo de formação do nosso posicionamento profissional e ético frente a tais obstáculos”, disse Albert. “Agradeço sempre à ABES por nos proporcionar encontros tão importantes e pelo comprometimento nas questões relacionadas ao saneamento no nosso país”, concluiu.
Além de Salvador, o Ciclo de Debates passou por Manaus/AM, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Boa Vista/RR, Vitória/ES, Natal/RN, Recife/PE, São Paulo/SP, Belém/PA, Macapá/AP, Mato Grosso/MT, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, João Pessoa/PB, Belo Horizonte/MG, Palmas/TO, Aracaju/SE, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Teresina/PI, Brasília/DF e Maceió/AL.
Thanks for breaking this down into easy-to-understand terms.
I really like reading through a post that can make men and women think. – hey dudes for women
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav .-vox streaming
Very well presented,very quote was awesome and thanks for sharing the content. dubai world cup live streaming
Awesome! Its genuinely remarkable post I have got much clear idea regarding from this post
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. Watch tv bbc persian
Some really excellent info Sword lily I detected this.