Últimas Notícias

Diadesol 2022: prorrogado até 14 de outubro o prazo de inscrições para os concursos de desenho infantil e video amador

Os trabalhos podem ser enviados pelo site da ABES-SP. No caso dos desenhos, além da opção de envio digital, eles podem seguir por meio de correspondência ou ser entregues pessoalmente na sede da Associação, na capital paulista.

Foi prorrogado até o dia 14 de outubro o prazo de inscrições para participação nos concursos de Desenho Infantil e Video Amador da edição 2022 da campanha Diadesol – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania.

A iniciativa de conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS.  

O Diadesol tem como objetivos incentivar as escolas e seus alunos a refletirem sobre as questões dos resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente e na saúde, e estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta é a 11ª edição do Concurso de Desenho Infantil, que é destinado a estudantes de escolas públicas e privadas, com idades entre 6 e 10 anos, e traz como tema “Desenhe como você e sua família estão ajudando a cuidar dos resíduos na sua casa ou comunidade”. O tema do concurso de Vídeo Amador, que está em sua 15ª edição e é voltado a estudantes e público em geral, é “Resíduos na sua comunidade, bairro e/ou cidade”.

Os temas têm como base revelar a percepção das crianças e jovens sobre a destinação correta dos resíduos gerados, considerando os resíduos orgânicos, recicláveis, logística reversa, perigosos e outras práticas sustentáveis. 

Os trabalhos podem ser enviados pelo site da ABES-SP. No caso dos desenhos, além da opção de envio digital, eles podem seguir por meio de correspondência ou ser entregues pessoalmente na sede da ABES-SP. Para conferir os regulamentos dos concursos e se inscrever, clique aqui

Cartilha do bem 

A edição deste ano foi lançada em março. Na ocasião também foi apresentada a “Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”, uma iniciativa da ABES-SP em parceria com a Reciclus. Saiba mais sobre a publicação

Na cartilha, as meninas Lara e Bia conversam sobre o que aprenderam sobre o lixo, inclusive que o jeito correto é chamar de resíduo. E ensinam sobre os tipos de resíduos, como separá-los, as diferentes cores das lixeiras, a importância do descarte correto e de reutilizar e reciclar os materiais, que são responsabilidades de todos nós. O material traz ainda um capítulo especial destinado às lâmpadas, explicando o que é a logística reversa e como participar.

Sobre o Diadesol:

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas, cuja expressão é de origem espanhola – Dia de los Desechos Sólidos. Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Para saber mais sobre a campanha, acesse aqui

3 Comentários em Diadesol 2022: prorrogado até 14 de outubro o prazo de inscrições para os concursos de desenho infantil e video amador

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all. However think about if you added some great pictures or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this website could certainly be one of the greatest in its niche. Fantastic blog!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.