Últimas Notícias

Diadesol 2023: encerramento tem palestras sobre ODS e a importância da água e premiação do concurso de Desenho Infantil

Evento promovido pela ABES-SP, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, em parceria com a AIDIS aconteceu nesta quinta-feira (23), no Roda Rico – Parque Cândido Portinari.

Com palestras sobre ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a importância da água no mundo, aconteceu nesta quinta-feira, 23 de novembro, o encerramento da campanha Diadesol – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania 2023. O evento foi realizado no Roda Rico, no parque Cândido Portinari, e premiou as crianças participantes do Concurso de Desenho Infantil.

A iniciativa tem o objetivo sobre a conscientização de resíduos sólidos nas Américas e é promovida no Brasil pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

O tema deste ano foi “Resíduos nas águas dos mares, rios, lagos e córregos: o que eu tenho a ver com isso? A proposta foi revelar a percepção das crianças sobre a destinação incorreta dos resíduos gerados pela sociedade e seus impactos nos recursos hídricos, considerando os resíduos orgânicos, recicláveis e outros provenientes de práticas não sustentáveis.

O evento contou com a apresentação musical do Coral do Instituto Integração. E contemplou mini palestras de Everton de Oliveira, o Professor Água e diretor do Instituto Água Sustentável, com o tema “O mundo precisa de água”, e Nina Orlow, membro da coordenação do Movimento Estadual pelos ODS – São Paulo, que abordou os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção, destacou o significado da campanha. “Neste dia de encerramento do Diadesol tivemos apresentação do coral, viemos aqui na Roda Rico no Parque Villa Lobos, foi muito importante. E a ABES, mais uma vez, mostra para a sociedade a importância de discutir com as crianças e jovens a questão do Diadesol. Em 2024 esperamos por mais um grande ano para o evento”, convidou Roseane.

Na ocasião, aconteceu a entrega de prêmio à criança vencedora do Concurso de Desenho Infantil. O anúncio foi feito por Delaine Romano, coordenadora Diadesol – ABES-SP. O prefeito de Jacupiranga/SP (cidade da vencedora do concurso de Desenho), Roberto Garcia, participou do encerramento por vídeo.

Delaine afirmou que foram muitos desenhos e vídeos recebidos. “Agradeço à comissão organizadora, à ABES, à equipe técnica, ao presidente da ABES-SP, Luiz Roberto Pladevall. Ano que vem espero que o concurso seja mais amplo e que mais escolas e alunos participem”.

Concurso de Desenho Infantil – Prêmio Tablet (para as três colocações)

O primeiro lugar do Concurso de Desenho Infantil foi conquistado por Emanuela Rodrigues Ulian, de 9 anos, aluna da Escola Carlos Alberto Vigneron, na cidade de Jacupiranga/SP.  “Vamos precisar muito d’água no futuro, porque a água está secando muito rápido e precisamos ter esse cuidado. Agradeço pelo prêmio”, disse a pequena, radiante.

A mãe de Emanuela, Evelyn Rodrigues Alves, também agradeceu por cada um que votou no desenho de sua filha. “Quero deixar um recado para os pais continuarem incentivando seus filhos a cuidarem do meio ambiente. No futuro vai valer a pena cada incentivo seu”.

A professora de artes de Emanuela prestigiou o evento. Larissa Liberato disse que a aluna tem muita capacidade e dedicação em tudo que faz e quando surgiu a oportunidade do concurso mostrou vários vídeos sobre campanha de água e poluição. “Fico muito feliz dela ter ganhado e estar aqui”.

Valéria Carneiro Braga, chefe de programas e projetos da secretaria de educação de Jacupiranga, esteve presente no encerramento do Diadesol. “Estou na premiação porque o município orgulhosamente ficou em primeiro lugar, gostaria de agradecer a ABES pela oportunidade e estamos muito felizes”.

O 2º lugar da competição ficou com Sara Soares, de oito anos, aluna da Escola Estadual Profª Laurinda Rodrigues Pereira Leite, de São Paulo, capital.

E em 3º lugar ficou Kaleb de Souza Ferreira, de 10 anos, da cidade de Rio Claro/SP. Ele é aluno da Escola Municipal Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho. 

Durante a premiação, Everton de Oliveira ressaltou que “é um trabalho nobre que a ABES está fazendo e as crianças são o futuro do nosso país. Precisamos passar as informações sobre saneamento para um número máximo de pessoas. Quero sempre colaborar com essa iniciativa”.

A palestrante Nina Orlow celebrou o momento. “Estamos comemorando mais um Diadesol. Todo ano fazemos esse concurso de vídeo amador e desenho, estamos muito felizes neste espaço da Roda Rico, parceiro do projeto. Conscientizamos não só sobre a questão da água e saneamento, mas também sobre cuidados de resíduos e reciclagem. Todo esse trabalho é para divulgar o evento e ano que vem teremos mais”, destacou Nina.

Outra participação no encerramento foi de Katia Guerreiro, especialista socioambiental da Roda Rico, que enfatizou a importância de receber o evento. “Foi um prazer enorme receber esse prêmio aqui. Nós temos um projeto de revitalização e com essas parcerias acredito que vamos chegar no objetivo em comum. Parabéns a todos”.