Últimas Notícias

Diretor da ABES para a Região Norte presente em Seminário de Resíduos Sólidos em Manaus

Rainier Pedraça falando na abertura do Seminário de Políticas Públicas em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Rainier Pedraça integrou a mesa de abertura do evento, que abordou o marco legal do saneamento, experiências nacionais e internacionais, desafios para encerrar lixões e implementar boas práticas de engenharia.  

A Diretoria da ABES na Região Norte participou do Seminário de Políticas Públicas em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado em Manaus/AM, nos dias 18 e 19 de julho de 2024, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Este evento foi promovido pela empresa Lavoro Solutions e abordou o marco legal do saneamento, experiências nacionais e internacionais, desafios para encerrar lixões e implementar boas práticas de engenharia.

A mesa de abertura oficial ocorreu no dia 19 de julho e contou com participação do engenheiro Rainier Pedraça de Azevedo, diretor nacional da ABES para a Região Norte. A Diretoria da ABES-AM esteve no evento por meio das representantes do Conselho Fiscal da Seção, Josilene Monteiro Jeffres e Elionara Pereira N. da Silva. Elas também atuam na Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e participam do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos do Amazonas (CERS-AM).

Representantes da ABES-AM Elionara P. Silva, Rainier Azevedo e Josilene Jeffres na abertura do evento

Em sua fala, Rainier Pedraça agradeceu o convite e destacou a atuação da ABES em prol das ações de saneamento e meio ambiente do país e a contribuição da ABES-AM presente 50 anos no estado do Amazonas.

O seminário teve como público-alvo secretários municipais e estaduais, técnicos, gestores e dirigentes (públicos e privados), empresários, parlamentares, membros do ministério público e tribunais de contas, acadêmicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.

Antecedendo a abertura houve uma visita técnica, no dia 18 de julho, ao aterro de resíduos sólidos de Manaus, as instalações do aterro sanitário da Marquise Ambiental e à fábrica da Verde Brasil, fabricante de geomembranas de polietileno usadas nesse segmento do saneamento.

O evento abordou a situação dos resíduos sólidos na região Norte, mas as palestras foram bem abrangentes com conteúdo de cunho internacional, nacional, regional e local, com a apresentações e discussões feitas por especialistas renomados nessa área. “As menções aos profissionais que integram a ABES-AM foram por diversas vezes citadas pelos palestrantes, o que reflete a contribuição e comprometimento da nossa associação com essa causa”, ressalta o diretor Norte, Rainier Pedraça.