Últimas Notícias

Discussão sobre o Marco Legal do Saneamento abre o XIV Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em Foz do Iguaçu, Paraná

O XIV Sibesa – Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental está sendo realizado no Bourbon Convention e Spa Resort Cataratas. O evento tem como tema central “Saneamento Sustentável, Desafios dos Nossos Tempos” e discute, até quarta-feira, dia 20 de junho, entre outros assuntos, o Marco Legal do Saneamento, a Política Nacional dos Recursos Hídricos, Eficiência Energética, Áreas de Fronteira e de Deslocamento Populacional e Estudos de Caso Sobre Epidemias e Endemias em Regiões Fronteiriças.

O debate “Marco Legal do Saneamento: mais eficiência e qualidade de vida para a sociedade” abriu o primeiro dia de discussões do  XIV Sibesa – Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (veja a programação aqui) . Com o tema “Saneamento Sustentável, Desafios dos Nossos Tempos”, o simpósio está sendo promovido no Bourbon Convention e Spa Resort Cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná, até quarta-feira, dia 20 de junho, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, em parceria com a ANDIS – Associazione Nazionale di Ingegneria Sanitaria Ambientale, da Itália.

O painel sobre o Marco Legal do Saneamento teve coordenação do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, e contou com participações de Karla Bertocco Trindade, presidente da Sabesp, Mounir Chaowiche, ex-presidente da Sanepar, e Rogério Tavares, diretor da AEGEA.

Desde novembro de 2017, o setor aguarda definição do governo federal sobre a proposta de revisão do Marco Legal do Saneamento, anunciada pelo Ministério das Cidades. A posição da ABES é de que a proposta de revisão por Medida Provisória pode desestruturar totalmente o setor no Brasil (saiba mais aqui).

Neste painel, Karla Bertocco abordou o ganho de escala como lógica de eficiência; Mounir Chaowiche falou sobre o impacto do marco no desenvolvimento social e na saúde pública;  e Rogério Tavares discorreu sobre a busca pela universalização dos serviços. Também foi discutido o papel da Agência Nacional de Águas, apontada com a possibilidade de vir a ser agência reguladora, de acordo com a proposta de revisão do marco pelo governo federal, a questão público/privado e como unir os dois setores para universalizar o saneamento no Brasil.

“É fundamental discutir o saneamento agora em um ano em que as eleições se avizinham. Temos que destacar o papel da ABES de coordenar e conduzir um discurso de como melhorar. Ainda estamos distantes da universalização – vendo outros setores que já atingiram, como a telecomunicações e energia. É importante nos reunirmos e a ABES pode liderar esse processo, para que possamos ter as propostas a serem apresentadas para os candidatos e que sejam de fato implementadas em 2019”, ressalta Karla Bertocco.

Rogério Tavares também comentou sobre a importância do tema. “É fundamental, principalmente em um momento como este que temos um processo eleitoral no país. Temos que aproveitar este instante para lembrar da importância do saneamento, dessa revisão do marco legal para conseguir fazer com que o setor caminhe mais rapidamente rumo à universalização. Esta é a grande questão hoje, a revisão de marco legal é essencial para que consigamos dar celeridade ao processo, a toda a questão do investimento, a toda questão da universalização do atendimento da população. Não podemos deixar que o país continue no 123º lugar em saneamento no mundo. Temos que fazer isso mudar o mais rapidamente que pudermos, ou seja, 2033, 2035 qualquer coisa que não seja tão distante de hoje. E esta discussão que a ABES está promovendo é importante por conta disso.”

Para Mounir Chaowiche, a regulação vai trazer o conforto e a segurança para que as empresas possam investir a curto, médio e longo prazo. “Ela traz uma estabilidade e a definição de uma tarifa adequada. Hoje nós vemos situações pelo Brasil afora, onde não se tem o desenvolvimento do saneamento, justamente por não ter uma condição adequada de tarifa e para uma questão de custos e investimentos necessários. Nós defendemos sim uma regulação mais clara, mais firme, que seja apolítica e de fato mais técnica. Este é o momento para debatermos e construirmos dentro do novo Marco Regulatório uma forma mais adequada.”

Na questão público/privado, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, frisou que a entidade defende que a união dos esforços é que fará a diferença para o saneamento. “Sendo pública ou privada, o importante é que a empresa seja eficiente, e que possamos levar o saneamento para todo o país”.

Durante o painel, Roberval também mencionou o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, lançado em 13 de junho pela ABES, que analisou  1894 municípios do Brasil, 88% deles de baixo e médio porte (saiba mais aqui).

Neste primeiro dia também foram realizados os painéis “Saneamento, saúde e proteção ambiental como direito fundamental”, coordenado por Selma Aparecida Cubas, diretora da ABES-Paraná,  Aloísio Krohling – Professor da Pós Graduação no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória do Espírito Santo -FDV, Arlindo Philippi Junior – Escola de Saúde Pública – USP, e Alceu Bisetto Júnior – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná;  “Integração da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, com coordenação de Lia Márcia Marin, coordenadora na Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, e participações de  Sergio Cotrim – Gerente de Drenagem e Resíduos Sólidos – Secretaria Nacional de Saneamento,  Semida Silveira, do KTH Royal Institute of Technology – School of Industrial Engineering and Management, e Geraldo Antônio Reichert, professor da Universidade Caxias do Sul – UCS; “Sustentabilidade no Processo de Tratamento de Esgoto”, com Charles Carneiro – Gerente de Resíduos Sólidos  da Sanepar e Professor ISAE/FGV e participações de Carlos Augusto Chernicharo – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Marcelo Kenji Miki – Sabesp – Gerente do Departamento de Execução de Projetos de Pesquisa, e Sérgio Wippel – Diretor do Departamento de Financiamentos de Projetos de Saneamento – Ministério das Cidades (leia abaixo).    

Abertura

Além do presidente nacional da ABES, a cerimônia de abertura contou com falas do presidente da ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, de Mario Zigovski, representando o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, João José Passini, gerente de Ações Ambientais da Itaipu Binacional, e Giuliano Inzis, agente consular representando o Consulado Geral da Itália no Paraná.

“A ABES, ao longo de seus 52 anos de existência vem trabalhando fortemente para cumprir nosso papel institucional, promovendo o debate político-institucional – e temos debatido especialmente o marco legal do saneamento; o desenvolvimento profissional e capacitação, e a questão da gestão, como impulsionadora desta questão”, ressaltou Roberval.

A solenidade teve apresentação do Coral AFA – Associação Fraternidade Aliança.

Estiveram presentes, além do público geral e associados da ABES, presidentes das seções da ABES no Rio Grande do Sul (Jussara Kalil) Amazonas (Rainier Azevedo), Minas Gerais (Rogério Siqueira) e Rio Grande do Norte (Josivan Cardoso Moreno), e representando a ABES-SP, seu vice-presidente, Luiz Roberto Gravina Pladevall.

Trabalhos técnicos

O evento recebeu cerca de 700 inscrições para trabalhos técnicos. Destes, 382 foram selecionados para apresentação, sendo 196 orais e 186 na modalidade pôster.

 

Painel Saneamento, Saúde e Proteção Ambiental

“A saúde é o nosso objetivo maior”, diz especialista 

O painel 2 realizado no primeiro dia do XIV Sibesa abordou tema “Saneamento, Saúde e Proteção Ambiental como Direito Fundamental. Coordenada pela Prof. Selma Aparecida Cubas, diretora da ABES-PR, a mesa contou com palestras de Aloísio Krohting, professor da Pós Graduação no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória do Espírito Santo – FDV, e do professor Arlindo Philippi Junior, da Escola de Saúde Pública da USP, que destacou a saúde como principal objetivo do saneamento.

Para o professor, que ministrou a palestra “Saúde, Saneamento e a Proteção Ambiental –  Áreas de Fronteira e de Deslocamento Populacional”, os direitos fundamentais devem, necessariamente, envolver a questão do meio ambiente – saneamento e a saúde. “O saneamento faz parte da saúde. É saúde pública, e como tal está inserido nesse contexto e precisa ter investimentos mais significativos para a prevenção de doenças, que consomem recursos apreciáveis do país e ocupam leitos hospitalares quando podem ser evitadas”, frisa o especialista, que lançou durante o evento um livro sobre o tema (leia mais aqui).

Ele explica que a questão da relação que existe do ambiente e com a busca pelas melhores condições de saúde é a cidadania ‘planetária’ em que o indivíduo passa a ter respeito pelo ambiente que ele utiliza, no sentido de não provocar a sua degradação e ficar atento para que os outros não façam. “A partir de então, as questões ecológicas podem ter efeitos mais significativos por meio dos serviços ambientais que são gentilmente cedidos pela natureza. Nesse contexto, os direitos fundamentais nos remetem para o fato de que a saúde é o nosso objetivo maior”, enfatiza o professor. “Como direito fundamental exige que o ambiente esteja em condições, que é um segundo componente dos direitos fundamentais, o ambiente ser preservado, no sentido que ele ofereça efetivamente e forneça os serviços ambientais. Há necessidade de contarmos com o cidadão, com a educação básica de qualidade que faça com que as nossas crianças sejam cidadãos do futuro”, completa.

A professora Selma Cubas, uma das organizadoras da edição 2018 do Sibesa, que coordenou a mesa, conta que a escolha do tema foi em decorrência da demora na aprovação das Políticas Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos serem aprovadas. “Temos uma constituição que diz que isso é um direito e temos pessoas morrendo por causa do saneamento, não tem abastecimento de água, o esgoto coletado é jogado no rio. O que temos que fazer?”, analisa. “Temos doenças que voltaram depois de muitos anos e agora estão provocando mortes”, diz. “O objetivo é chamar atenção para essa questão de saneamento, de saúde e do meio ambiente que estamos contaminando, mas também falar sobre saneamento sustentável. Além de trabalhar com essas questões, precisamos mudar os paradigmas para verificarmos se nossos projetos estão corretos”,  destaca.

De acordo com Selma, há estações de tratamento de água/esgoto que muitas vezes  jogam o  lodo no rio e ao mesmo tempo é um sub-produto que pode ser reutilizado, lança os gases para a atmosfera e ao mesmo tempo pode gerar energia. Podemos reutilizar o lodo e  o esgoto na agricultura. Temos o básico, mas devemos repensar o planejamento estratégico. Temos uma indústria de transformação, nossa matéria prima tem valor e pode ser reaproveitada ao máximo. O saneamento deve ser repensado, visto de outra forma e temos diferentes produtos. Nossos governantes vão ter interesse em seu investimento para termos saúde e a preservação do meio ambiente””, conclui.

Painel Resíduos Sólidos

Especialistas defendem integração da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos

No terceiro painel do primeiro dia do Sibesa, que aconteceu nesta segunda, 18 de junho, especialistas abordaram o tema “Integração da Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos”.

Geraldo Antônio Reichert, professor da Universidade Caxias do Sul – UCS, e membro da ABES-RS, apresentou o tema “Gerenciamento Integrado de Resíduos: do Conceito à Realidade Brasileira”. Sérgio Cotrim, gerente de Drenagem e Resíduos Sólidos, da Secretaria Nacional de Saneamento falou sobre “Oito Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Conquistas e Desafio”; e Semida Silveira – KTH Royal Institute of Technology – School of Industrial Engineering and Management, discorreu acerca do tema “Gestão de Resíduos Sólidos, Economia Circular, Bioeconomia e Energia – Estudo de Caso Suécia”. A mesa é coordenada por Lia Márcia Kugeratski Souza Marin, coordenadora na Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Segundo Geraldo Reichert, o painel contou com palestrantes e público qualificados para debaterem o tema. “Quero realçar que a solução dos resíduos – e aqui falo dos resíduos sólidos urbanos, o maior problema hoje -, passa, fundamentalmente, pela questão política. A vontade política deles se molda a outros interesses econômicos ou de poder de coersão da sociedade”, pontuou e acrescentou que não basta reclamar que os resíduos sólidos não são uma prioridade política. “Só vai mudar, se for prioridade real da sociedade tanto na implantação quanto na continuação”, frisou.

De acordo com o engenheiro, a coleta seletiva de Porto Alegre, que completará 28 anos, no dia 17 de julho, ininterrupta, e a de Curitiba são as mais longas e eficientes. “Temos algumas em interiores que foram interrompidas e depois voltaram que são os casos de Niterói, no Rio de Janeiro, e São Sebastião, em São Paulo”, explica Geraldo. “É preciso que o cidadão eleitor tenha consciência de que a seletiva em Porto Alegre não pode acabar. A consciência política gestora passa pela consciência e pressão da sociedade e do eleitor”, alerta e conclui citando “ilustre” professor Arlindo Philippi Jr., sobre este ser um ano de eleição “e temos que exercer o nosso poder de pressão e de escolha correta dos governantes. Estamos passando por um período ruim no Brasil com a política, mas não vejo outra saída a não ser pela política”.

De acordo com Sérgio Cotrim, o Brasil está acuado no quesito resíduos sólidos. “O setor privado nos procura no Ministério das Cidades falando que não tem garantias de que vai receber pelo serviço. Quando houver essa garantia com certeza irá reduzir aquela mancha vermelha com a iniciativa privada fazendo concessões. As garantias têm que passar por uma recuperação de custos junto ao município”, explica. “Acabamos de encerrar as inscrições do programa ‘Avançar Cidades’, do Ministério das Cidades, para o poder público, municípios e estados. A ideia é que todo ano abra essa seleção com o recurso do FGTS”, anunciou. “O que vemos no Ministério é que precisamos de propostas qualificadas. A academia deveria auxiliar os municípios para apresentar propostas. Estamos conversando com grupos internacionais, fundos climáticos e fundos verdes. Se conseguimos qualificar os projetos de resíduos relacionando as proteções climáticas. Os fundos estão interessados em fazer um grade e projetos aqui. Vamos precisar da academia nos ajudando”, concluiu Cotrim.

Painel Tratamento de Esgoto

Sustentabilidade e tratamento de esgoto encerra discussões do primeiro dia de evento

O quarto e último painel do primeiro dia Sibesa, no dia 18 de junho, debateu o tema “Sustentabilidade no Processo de Tratamento de Esgoto”.

Os palestrantes foram Marcelo Kenji Miki, gerente do Departamento de Execução de Projetos de Pesquisa – da Sabesp e coordenador (adjunto) da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES, que falou sobre “ETE Sustentável: Realidade para os Prestadores de Serviços de Saneamento”; Carlos Augusto Chernicharo, da UFMG, discorreu sobre “O Estado da Arte sobre as ETEs Sustentáveis e as Perspectivas para o Brasil; e Sérgio Wippel, diretor do Departamento de Execução de Financiamentos de Projetos de Saneamento, do Ministério das Cidades, que fala acerca do tema “Como Viabilizar as ETEs Sustentáveis?”

“A proposta do painel foi expor o conceito referente de ETEs Sustentáveis e sua correlação com a Economia Circular”, destaca Marcelo Kenji. “No mundo, há um movimento tecnológico de transformar as ETEs em geradora de recursos, por exemplo, uso benéfico de lodo no solo e aproveitamento energético do Biogás e Reuso”, completa.

Sobre o Sibesa

O Sibesa pretende contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental, possibilitando a atualização técnico-científica de profissionais e estudantes, entre Brasil e Itália

O Sibesa, que ocorre a cada dois anos, alternadamente entre Brasil e Itália, é reconhecido internacionalmente por constituir um espaço privilegiado de transferência de conhecimento, de discussão e debate de questões essenciais para o avanço da Engenharia Sanitária e áreas afins.

O simpósio é voltado a executivos, engenheiros, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente.

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ressalta a parceria entre brasileiros e italianos. “Esperamos que, ao final deste simpósio, possamos aprender uns com outros e reunir propostas neste sentido. Que este encontro possa celebrar, mais uma vez, a tradicional e bem-sucedida parceria de conhecimento entre brasileiros e italianos e a união de esforços de profissionais, empresas, entidades, meio acadêmico e poder público das duas nações, para que possamos melhorar a realidade de milhões de pessoas que ainda carecem de saneamento”.

O XIV Sibesa tem apoio da Sanepar, Sabesp, Copasa, Copel, Itaipu Binacional, BRDE e CREA-PR e apoio institucional do INCT ETEs Sustentáveis.

Sobre a ABES

Com 52 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 52 anos trabalhando pelo saneamento, pela saúde e pela qualidade de vida dos brasileiros.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento

172 Comentários em Discussão sobre o Marco Legal do Saneamento abre o XIV Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em Foz do Iguaçu, Paraná

  1. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My website has a lot of exclusive content I’ve either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any methods to help stop content from being ripped off? I’d genuinely appreciate it.

  2. Appreciating the commitment you put into your website and in depth information you present. It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed material. Wonderful read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  3. One of the leading academic and scientific-research centers of the Belarus. There are 12 Faculties at the University, 2 scientific and research institutes. Higher education in 35 specialities of the 1st degree of education and 22 specialities.

  4. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon every day. It will always be interesting to read content from other writers and practice a little something from their sites.

  5. Hi, I wish for to subscribe for this webpage to take most up-to-date updates, so where can i do it please help.

  6. I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  7. Gut Vita™ is a daily supplement that helps consumers to improve the balance in their gut microbiome, which supports the health of their immune system. It supports healthy digestion, even for consumers who have maintained an unhealthy diet for a long time. https://gutvitabuynow.us/

  8. Erec Prime is a natural formula designed to boost your virility and improve your male enhancement abilities, helping you maintain long-lasting performance. This product is ideal for men facing challenges with maintaining strong erections and desiring to enhance both their size and overall health. https://erecprimebuynow.us/

  9. Fast Lean Pro is a herbal supplement that tricks your brain into imagining that you’re fasting and helps you maintain a healthy weight no matter when or what you eat. It offers a novel approach to reducing fat accumulation and promoting long-term weight management. https://fastleanprobuynow.us/

  10. Cortexi is a completely natural product that promotes healthy hearing, improves memory, and sharpens mental clarity. Cortexi hearing support formula is a combination of high-quality natural components that work together to offer you with a variety of health advantages, particularly for persons in their middle and late years. Cortexi not only improves hearing but also decreases inflammation, eliminates brain fog, and gives natural memory protection. https://cortexibuynow.us/

  11. Hi there, I found your website via Google even as searching for a similar matter, your web site got here up, it appears good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

  12. Ощутите волнение от высоких полетов с лаки джет официальный сайт! Присоединяйтесь к тем, кто уже выбрал этот путь к удаче через 1win.

  13. TerraCalm is an antifungal mineral clay that may support the health of your toenails. It is for those who struggle with brittle, weak, and discoloured nails. It has a unique blend of natural ingredients that may work to nourish and strengthen your toenails.

  14. Nervogen Pro is a cutting-edge dietary supplement that takes a holistic approach to nerve health. It is meticulously crafted with a precise selection of natural ingredients known for their beneficial effects on the nervous system. By addressing the root causes of nerve discomfort, Nervogen Pro aims to provide lasting relief and support for overall nerve function.

  15. Neurodrine is a fantastic dietary supplement that protects your mind and improves memory performance. It can help you improve your focus and concentration.

  16. Glucofort Blood Sugar Support is an all-natural dietary formula that works to support healthy blood sugar levels. It also supports glucose metabolism. According to the manufacturer, this supplement can help users keep their blood sugar levels healthy and within a normal range with herbs, vitamins, plant extracts, and other natural ingredients.

  17. Metabo Flex is a nutritional formula that enhances metabolic flexibility by awakening the calorie-burning switch in the body. The supplement is designed to target the underlying causes of stubborn weight gain utilizing a special “miracle plant” from Cambodia that can melt fat 24/7.

  18. Metabo Flex Is a Dietary Supplement Formulated Using a Proprietary Blend Of Six Rainforest Super Nutrients And Plants Designed To Boost Metabolism And Reduce Weight.

  19. SynoGut is a natural dietary supplement specifically formulated to support digestive function and promote a healthy gut microbiome.

  20. HoneyBurn is a 100% natural honey mixture formula that can support both your digestive health and fat-burning mechanism. Since it is formulated using 11 natural plant ingredients, it is clinically proven to be safe and free of toxins, chemicals, or additives.

  21. Dentitox Pro is a liquid dietary solution created as a serum to support healthy gums and teeth. Dentitox Pro formula is made in the best natural way with unique, powerful botanical ingredients that can support healthy teeth.

  22. SonoVive™ is a completely natural hearing support formula made with powerful ingredients that help heal tinnitus problems and restore your hearing

  23. Simply want to say your article is as astonishing. The clearness for your publish is simply nice and i can think you are knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to grab your RSS feed to stay up to date with imminent post. Thank you one million and please keep up the gratifying work.

  24. It is perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I may I wish to suggest you few fascinating things or suggestions. Perhaps you could write next articles relating to this article. I want to read more things approximately it!

  25. BioFit is a natural supplement that balances good gut bacteria, essential for weight loss and overall health.

  26. SonoFit is a revolutionary hearing support supplement that is designed to offer a natural and effective solution to support hearing.

  27. EndoPeak is a natural energy-boosting formula designed to improve men’s stamina, energy levels, and overall health.

  28. SightCare is a powerful formula that supports healthy eyes the natural way. It is specifically designed for both men and women who are suffering from poor eyesight.

  29. What is SightCare? Sight Care is an amazing supplement that promotes healthy eyesight and reduces dark blindness using natural ingredients.

  30. I like what you guys are usually up too. This sort of clever work and coverage! Keep up the amazing works guys I’ve added you guys to my personal blogroll.

  31. Hey! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa? My website goes over a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!

  32. Unquestionably believe that that you stated. Your favourite justification appeared to be at the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked whilst folks consider concerns that they plainly do not recognize about. You controlled to hit the nail upon the top as smartlyand also defined out the whole thing with no need side effect , other people can take a signal. Will likely be back to get more. Thank you

  33. Технология штукатурки по маякам стен гарантирует великолепный результат. Узнайте больше на mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru

  34. Трехфазный стабилизатор переменного напряжения “Штиль” R 3600-3 является одним из линейки стабилизаторов напряжения “Штиль” серии R. Стабилизатор R 3600-3 имеет два выхода для подключения нагрузки — с автоматическим отключением нагрузки при пропадании напряжения в одной из фаз и без него. Конструктивно стабилизатор напряжения “Штиль” R 3600-3 выполнен в виде подвесного моноблока с табло индикации и автоматическим выключателем сети на передней панели и клеммными колодками для подключения сетевого и нагрузочного кабелей — на задней.

    стабилизаторы напряжения http://stabrov.ru.

  35. Хотите получить идеально ровный пол в своей квартире или офисе? Обратитесь к профессионалам на сайте styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола в Москве и области, а также гарантируем качество работ и доступные цены.

  36. Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before but after reading through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  37. You’re so awesome! I don’t think I’ve read anything like this before. So nice to find somebody with a few unique thoughts on this issue. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the web, someone with some originality!

  38. Link exchange is nothing else except it is simply placing the other person’s blog link on your page at appropriate place and other person will also do same in favor of you.

  39. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of space . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this info So i’m glad to exhibit that I have a very just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot no doubt will make certain to don?t forget this site and give it a look on a constant basis.

  40. Its like you read my mind! You seem to understand so much approximately this, like you wrote the guide in it or something. I think that you simply could do with some % to force the message house a bit, however other than that, this is wonderful blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  41. I’ve read some just right stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you set to create this sort of magnificent informative site.

  42. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s tough to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal. I must say that you’ve done a awesome job with this. Additionally, the blog loads very fast for me on Chrome. Superb Blog!

  43. Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any suggestions for rookie blog writers? I’d certainly appreciate it.

  44. I think this is one of the most significant information for me. And i’m glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is great, the articles is really nice : D. Good job, cheers

  45. Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

  46. Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for rookie blog writers? I’d definitely appreciate it.

  47. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  48. Simply wish to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply spectacular and i can think you are knowledgeable in this subject. Well with your permission allow me to clutch your RSS feed to stay up to date with imminent post. Thank you a million and please continue the gratifying work.

  49. Hi would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  50. Hey! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  51. Because the admin of this web site is working, no uncertainty very quickly it will be well-known, due to its quality contents.

  52. Hey! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to no backup. Do you have any solutions to protect against hackers?

  53. Hi! I’ve been following your weblog for a long time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Austin Tx! Just wanted to tell you keep up the great job!

  54. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site. Reading this info So i’m glad to exhibit that I have a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed. I such a lot certainly will make certain to don?t put out of your mind this web site and give it a look on a continuing basis.

  55. Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your blog posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects? Appreciate it!

  56. Wow that was strange. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say fantastic blog!

  57. Howdy I am so happy I found your blog page, I really found you by error, while I was researching on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say thank you for a marvelous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent job.

  58. Howdy! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thanks

  59. I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  60. Hi! I’ve been following your web site for a long time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Huffman Tx! Just wanted to mention keep up the excellent job!

  61. Heya i’m for the primary time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to offer something back and help others like you helped me.

  62. It is perfect time to make a few plans for the longer term and it is time to be happy. I have read this publish and if I may just I wish to recommend you few fascinating things or suggestions. Perhaps you could write next articles relating to this article. I wish to read more things approximately it!

  63. Unquestionably consider that that you stated. Your favourite justification appeared to be at the internet the simplest thing to consider of. I say to you, I definitely get irked at the same time as other folks consider concerns that they plainly do not recognize about. You controlled to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing with no need side effect , folks can take a signal. Will likely be back to get more. Thank you

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.