Últimas Notícias

Especialista de Portugal ministra Palestra Magna no 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA, direto de Portugal, palestrante apresentou um panorama mundial e europeu do cenário de resíduos sólidos, contextualizando com a situação do Brasil.

Por Rhayana Araújo

 Na manhã deste primeiro dia do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, realizado nesta terça-feira, dia 16 de março, ocorreu a Palestra Magna do evento, ministrada por Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA, direto de Portugal, que apresentou o tema “Panorama Internacional dos Resíduos Sólidos”. A palestra teve a mediação de José Claudio Junqueira Ribeiro, Dr. em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MG).

O evento, que é realizado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, segue até a quinta-feira, dia 18. O objetivo do encontro é avaliar o cenário recente dos resíduos sólidos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do marco legal do saneamento, e as diretrizes internacionais para atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Carlos Martins começou elogiando o evento e agradecendo pelo convite. “Cumprimento a ABES por esta inciativa e desejo que as mudanças esperadas para melhorar o cenário de Resíduos Sólidos no Brasil se concretizem”, disse.

Carlos Martins apresentou um panorama do contexto mundial no que diz respeito aos resíduos sólidos; depois, restringiu este panorama para o cenário europeu, abordando os princípios gerais da gestão de resíduos sólidos. O palestrante também apresentou a evolução da política pública de resíduos de Portugal. Sempre contextualizando e comparando com a situação do Brasil. Ao final de sua explanação, Carlos respondeu as perguntas da plateia online do evento.

O seminário é transmitido por meio de plataforma digital própria, com algumas atividades abertas ao público e transmitidas também pelo canal do YouTube da ABES. A Palestra Magna foi uma das atividades que o público em geral pôde conferir. Se você perdeu a palestra ou deseja reassistir, clique AQUI para acessar.

Sobre o palestrante: 

Carlos Manuel Martins possui licenciatura em Engenharia Civil e mestrado em Planejamento Regional e Urbano. Ocupou alguns cargos importantes ao longo dos anos, em Portugal. De 1996 a 2002, ele integrou a presidência do Instituto dos Resíduos do Ministério do Ambiente. Também ocupou o cargo de secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional de 2015 a 2019. Além disso, Carlos foi professor Especialista em Engenharia Sanitária pelo Instituto Politécnico de Lisboa e Professor no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa de 1991 a 2019. Integrou a Presidência do Instituto dos Resíduos do Ministério do Ambiente entre 1996 e 2002.

Sobre o evento:

Esta, que é a 14ª edição do seminário, inicialmente estava prevista para julho de 2020 e foi transferida para o período de 16 a 18 de março de 2021, no formato online, devido à pandemia de Covid-19, incorporando algumas inovações.

O seminário ocorre a cada dois anos e reúne especialistas de todo o Brasil, que buscam a integração de conhecimentos e novas trocas de experiências sobre os temas mais atuais em relevância. Além de palestras e painéis, também haverá a apresentação de trabalhos técnicos, espaço comercial e visitas técnicas.

Para mais informações, acesse aqui.

No decorrer do evento, haverá atividades abertas ao público. Confira:

Dia 17,  quarta-feira, 16h
Oficinas de Educação Ambiental JPS
Clique aqui para ativar notificação

Dia 18, quinta-feira, 16h
Oficinas de Educação Ambiental JPS 
Clique aqui para ativar notificação

Dia 19, sexta-feira, 10h
Painel Especial ABES-ANA: Experiências municipais em cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos
Clique aqui para ativar notificação

 

2 Comentários em Especialista de Portugal ministra Palestra Magna no 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.