Últimas Notícias

Fim da Gestão Biênios 2016-18 e 2018-20: desafios, realizações e muito aprendizado

Roberval Tavares de Souza

Caro associado,

Esta diretoria se aproxima do final da gestão de seu segundo Biênio (2018-2020) com muitas iniciativas a serem comemoradas.

Nesses quatro anos, a ABES, que já vinha retomando seu papel como a mais atuante associação do Saneamento Ambiental no Brasil, consolidou-se como um ente de destaque, atuando ainda mais intensamente nas discussões políticas, técnicas e institucionais nos âmbitos local e nacional e investindo em qualificação, fator essencial à melhoria do saneamento no Brasil.

Estes últimos anos constituíram um período de muitos desafios para o Brasil no Saneamento. Mas também de muitas realizações. A ABES participou ativamente das discussões sobre o Marco Legal do Saneamento e foi convidada a integrar diversos eventos sobre o tema, como referência do setor.  Pudemos promover mais discussões sobre a situação do país e intensificar nossa atuação junto às autoridades do Executivo e Legislativo e nos âmbitos municipal, estadual e federal, levando nosso posicionamento em relação ao tema e buscando esclarecer a sociedade. Em 2018, realizamos o encontro “Propostas do Próximo Presidente para o Saneamento no Brasil”, abrindo espaço para que os candidatos dialogassem com o setor.

Esta gestão também ficou marcada pela realização, em São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, do maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, o Congresso ABES Fenasan 2017, reunindo, de 2 a 6 de outubro de 2017 5 mil congressistas, entre profissionais do setor, empresários, acadêmicos e estudantes, 25 mil visitantes na Feira, 49 painéis com mais de 250 especialistas, entre os mais qualificados do Brasil, e divulgação massiva da mídia. Um evento no qual discutimos temas relevantes do setor, sugerimos soluções e, mais do que isso, reafirmamos a disposição dos sanitaristas brasileiros de elevar o Saneamento à posição de destaque que deve ter em nosso país. Tivemos pela primeira vez no Congresso a realização de uma Conferência Livre de Saúde e um painel voltado à discussão da Comunicação no Saneamento. E promovemos ainda mais uma inovação no Congresso: um espaço dedicado às startups para o saneamento e meio ambiente, dando início a parceria com grandes nomes da Tecnologia e Inovação no país. Também produzimos diversos documentos importantes, como a Carta dos Sanitaristas do Brasil, entregue às autoridades presentes no Congresso ABES Fenasan, e a Carta do Congresso ABES Fenasan 2017. 

Em 2019, cumprimos o desafio de realizar o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em Natal, no Rio Grande do Norte, sucesso de participação com um público de 4 mil participantes, mostrando a força e a capilaridade da ABES pelo país.  E mais novidades chegaram: além da consolidação do Espaço Startup, a ABES criou o Espaço Água, que promove a educação ambiental e a participação da sociedade em nossos eventos, aproximando-a do setor.

Lançamos um novo estudo para analisar o cenário no país, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, que, em sua quarta edição, em 2020, tornou-se referência para o setor e para a grande mídia. Realizamos as cerimônias de premiação dos municípios em eventos em São Paulo, promovendo aqueles que trabalham arduamente rumo à universalização e incentivando quem começa a trilhar esse caminho. A última edição ocorreu, online, neste período de enfrentamento a covid-19.

Nossas Câmaras Temáticas também são um retrato de uma ABES sintonizada com o setor e com as demandas do país. Aumentamos o número de Câmaras Temáticas de 10 para 16. E elas vêm atuando intensamente, com estudos, discussões e grandes eventos, além da fundamental participação na programação dos Congressos da ABES.

Como parte da mobilização do setor, a ABES percorreu em 2017 todas as capitais brasileiras com o Ciclo de Debates Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil. Realizado pela Diretoria Nacional em parceria com as Seções Estaduais, o ciclo dialogou com associados, não associados e autoridades locais sobre a situação do saneamento de cada região do país. Foram quase 2 mil profissionais do setor nos 26 Estados e no Distrito Federal discutindo números, desafios e boas práticas no Saneamento.

O Círculo do Saneamento, por sua vez, reuniu empresários, especialistas renomados e formadores de opinião em eventos de discussão dos grandes temas do saneamento no país, além de um estande especial dentro dos Congressos ABES Fenasan e do Congresso da ABES em Natal, que reuniu autoridades e presidentes de empresas de saneamento. Ampliamos a atuação da ABES junto às empresas e promovemos a aproximação entre elas.

No âmbito da qualificação, a ABES consolidou a UNIABES como a maior e mais importante plataforma EAD de cursos para o Saneamento Ambiental, oferecendo 13 cursos nas áreas de Regulação, Tratamento de Esgotos e Perdas de Água. As Seções Estaduais também ofereceram diversos cursos a associados e outros profissionais, atendendo às demandas locais do setor.

Em se tratando de gestão, o PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, agora realizado anualmente, trouxe muitas novidades, como a categoria Rubi, voltada a organizações que ganharam o nível IV e que continuam sua trajetória na excelência da gestão, o Prêmio de Eficiência Operacional, voltado à redução de perdas, e o Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental – SQFSA, promovendo edições do Prêmio em São Paulo, Aracaju, Rio de Janeiro e Salvador.

Com atuação no cenário internacional por meio dos eventos Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e o  Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES ampliou sua participação com a realização da Rio Water Week, em 2018, a Semana da Água que já acontece em países como Suécia e Cingapura e que transformou o Rio de Janeiro na capital mundial da água, discutindo o tema de forma ampla e democrática, com a participação de organismos internacionais, governos, ONGs, profissionais, acadêmicos e estudantes do Brasil e exterior e sociedade em geral. Agora, denominada Brazil Water Week, acontecerá totalmente online, de 26 a 28 de outubro deste ano.

Em 2018, a ABES teve participação de destaque no Fórum Mundial da Água, em Brasília/DF, evento internacional para o qual contribuímos intensamente, com a atuação de nossos associados como líderes na construção da programação.

E muitos outros eventos foram realizados: em junho do mesmo ano, realizamos em Foz do Iguaçu/PR o XIV Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, evento consolidado nos calendários de Brasil e Itália que promoveu, mais uma vez, a troca de experiências e conhecimento técnicos entre profissionais e especialistas de ambos os países.

Em maio, realizamos o IX Seminário Nacional de Saneamento Rural, o IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o IX Seminário de Gestão de Sisars e Centrais, em Quixadá, no Ceará; em agosto promovemos, em Florianópolis/SC, o 5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética. Em setembro, realizamos em Cuiabá/MT o 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. Em outubro, tivemos, na cidade do Porto, em Portugal, o 18º Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e o 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB).

Em 2019 realizamos, em outubro, em Belo Horizonte, o 6º Seminário Nacional Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.

Buscamos ainda intensificar nosso relacionamento com você, associado, promovendo iniciativas como descontos em livros e cursos, criação do Portal do Associado, indicação de oportunidades profissionais e implantação de um canal de relacionamento.

E não poderia deixar de mencionar nosso Programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, que já se encontra atuando em 23 estados brasileiros. Jovens cheios de energia, talento e paixão pelo Saneamento, que estão ajudando a edificar o presente e o futuro da ABES e que trouxeram para o âmbito da Associação a realização da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.

No dia 15 de junho deste ano a ABES completou 54 anos de atuação pelo Saneamento Ambiental, pela saúde e pela qualidade de vida dos brasileiros. Em meio ao período de quarentena e de enfrentamento à pandemia de covid-19, a ABES promoveu a união de seus associados em todo o país e mostrou que tradição e inovação, quando caminham juntas, podem trazer grandes realizações. Neste cenário de incertezas, respondeu rapidamente às demandas do setor e criou o Programa ABES Conecta, uma plataforma online de eventos pagos e gratuitos, que, desde meados de abril, já contabiliza mais de 60 mil visualizações de seus webinares. Com participação das Câmaras Temáticas e Técnicas e das Seções Estaduais, a ABES vem discutindo os temas mais relevantes do saneamento, compartilhando conteúdo qualificado com o setor e a sociedade em geral e gerando notícias para a grande mídia. O programa também estimulou as Seções Estaduais à promoção de seus cursos online.

A trajetória da ABES de mais de cinco décadas nos orgulha e nos estimula a continuar lutando com paixão para que a universalização seja realidade em nosso país. Estamos honrados em ter contribuído com essa história nesses quatro anos de trabalho pela associação mais atuante do saneamento no Brasil.

Desejamos muito sucesso à nova Diretoria!

Roberval Tavares de Souza

Presidente Nacional da ABES e Diretoria Biénios 2016-18 e 2018-20.

GESTÃO

Criação de planejamento estratégico com acompanhamento dos resultados e das ações estratégicas realizado a cada quatro meses.

 PNQS

Nova coordenação do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e ampliação das categorias

ATUAÇÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL

Atuação intensa junto ao poder público nas iniciativas para revisão do Marco Legal do Saneamento e promoção de diversos eventos

Parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso e realização de debates

Fortalecimento das Seções Estaduais

Participação da ABES no Conselho Mundial da Água

Participação da ABES como membro-associado da IWA 

ATIVIDADES TÉCNICAS

Aumento do número de Câmaras Temáticas de 10 para 16

Realização de eventos por meio das Câmaras:

Seminário Internacional de Perdas (São Paulo/julho 2016);

Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (Fortaleza/novembro de 2016);

Simpósio Nacional sobre Regulação e Tarifas do Setor de Saneamento Ambiental (São Paulo/dezembro de 2016);

Simpósio Nacional de Dessalinização e Reúso (Fortaleza/março de 2017);

Simpósio de Gestão de Saneamento Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (Salvador/ maio de 2017);

IV Seminário de Gestão e Controle de Perdas de Água (Curitiba/julho de 2017);

Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgoto em Solos: Contribuições para a Regulamentação no Brasil (Belo Horizonte – maio de 2018);

IX Seminário Nacional de Saneamento Rural, o IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o IX Seminário de Gestão de Sisars e Centrais  (Quixadá/CE – maio de 2018);

IV Workshop “Controle de Qualidade de Produto Químico – Aprimoramento do Termo de Referência para Aquisição de Produtos Químicos” (Belo Horizonte-agosto de 2018)

5º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética (Florianópolis/SC- agosto de 2018);

13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (Cuiabá/MT- setembro de 2018);

Curso sobre Saneamento para jornalistas – Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em parceria com a Câmara Técnica de Imprensa e Comunicação da Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (julho de 2019 – online)

V Workshop “Controle de Qualidade de Produto Químico – Revisão da documentação para atendimento legal ao padrão de potabilidade” (Rio de Janeiro/setembro 2019)

6º Seminário Nacional Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética (Belo Horizonte/MG- outubro de 2019).

ESTUDOS

Ranking ABES da Universalização do Saneamento – em sua 4ª edição

Estudo 10 anos da Lei do Saneamento

Estudos de caso – Margo Regulatório – Mato Grosso/Amazonas e Tocantins

Publicações/Estudos das Câmaras Temáticas relacionados à covid-19:

  • Gerenciamento dos resíduos gerados nos cuidados com a COVID-19 nos domicílios
  • Nota técnica: o novo coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário no Brasil
  • Cartilha de Melhores Práticas para a Prevenção do COVID-19 no Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
  • Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)
  • Recomendações para prevenção do contágio da COVID-19 (Novo coronavírus – SARS-CoV-2) pela água e por esgoto doméstico
  • Nota Técnica nº 01/2020 Coleta Seletiva x Coronavírus

EVENTOS

Realização do Congresso ABES Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas

30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Natal/RN – junho de 2019

Participação na liderança da programação do Fórum Mundial da Água – Brasília, março de 2018

 

Ciclo do Saneamento – debates nos 26 estados e no Distrito Federal reunindo cerca de 2 mil profissionais/Lançamento do Estudo “10 anos da Lei de Saneamento”, discutido no Ciclo

Criação do Círculo do Saneamento – encontros exclusivos para empresas

Lançamento da Rio Water Week

Construção da Brazil Water Week – que ocorrerá em outubro de 2020

Debate Propostas do Próximo Presidente para o Saneamento no Brasil” (setembro de 2018)

EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Criação da UNIABES, a maior plataforma EAD de cursos para o Saneamento Ambiental e parceria com a Water Data Base

Parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo para realização do MBA em Saneamento Ambiental

Criação do Programa ABES Conecta

JOVENS

Aumento dos núcleos do Programa Jovens Profissionais do Saneamento: presença em 23 estados.

Realização, pelo JPS, da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM ASSOCIADO

Maior presença da marca ABES na imprensa e mídias digitais – tornando-se referência também para a grande mídia – mídia espontânea do Congresso ABES Fenasan: mais de R$ 8 milhões; mídia espontânea do Congresso da ABES em Natal: 40 milhões

Padronização da identidade visual da ABES

Aumento da participação orgânica nas redes sociais – quase 100 mil seguidores nas páginas do Facebook nacional e de Seções, perfis do Instagram, Linkedin e Twitter e campanhas de engajamento como #Selfie do Saneamento, Mês das Mulheres do Saneamento e datas comemorativas

 

Digitalização das revistas da ABES, atendendo à diretriz sustentável de economia de papel

Mais ações voltadas aos associados – criação de canal de relacionamento (Portal do Associado) e promoções/descontos

Criação da Newsletter ABES Notícias – maior integração das Seções Estaduais nas notícias

Intensificação das campanhas de email marketing

Mais atuação pelo WhatsApp

Revitalização do canal do Youtube com a criação do programa ABES Conecta.

 

2 Comentários em Fim da Gestão Biênios 2016-18 e 2018-20: desafios, realizações e muito aprendizado

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.