Com representante brasileiro na disputa entre os países participantes de mais uma edição do Nobel da Ciência Jovem, a cerimônia de premiação do SJWP será transmitida ao vivo na próxima segunda-feira.
Após a etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), que aconteceu em Brasília, Distrito Federal, no início de junho, as equipes finalistas ao redor do mundo agora seguem para a final internacional, na próxima segunda-feira, 26 de agosto, na Suécia.
Organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997, a iniciativa tem a Princesa Victoria da Suécia como Patrona. Atualmente, 40 países participam do SJWP, incluindo o Brasil, que ingressou na competição em 2017 e tem sua edição organizada por meio do Programa Jovem Profissional do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
O estudante piauiense Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, representará o Brasil com seu projeto vencedor nacional “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”, orientado pelo professor Eduardo Alves da Silva Carvalho. Ambos foram destaque da etapa nacional ao se tornarem a primeira equipe nordestina a ser finalista no Prêmio.
Considerado o Nobel da Ciência Jovem, a cerimônia de premiação do SJWP acontecerá no centro de conferências Stockholm Waterfront Congress Centre às 17h45 no horário da Suécia, 12h45 no horário de Brasília. O Evento contará com transmissão ao vivo para todos que quiserem acompanhar.
Você pode assistir a cerimônia de onde estiver e torcer para a ciência jovem do Brasil mais uma vez através da plataforma.