Últimas Notícias

Fórum JPS 2023 discute liderança feminina no mercado de saneamento, ESG, geotecnologias e segurança hídrica

Realizado na sede da ABES-SP, com transmissão pelo YouTube e presença e incentivo de especialistas do setor, o evento foi recheado de palestras, discussões e premiações.

A edição de 2023 do Fórum Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (JPS/ABES-SP) foi realizada no último sábado, 21 de outubro, na sede da entidade, na capital paulista. O evento é uma iniciativa do JPS, programa de desenvolvimento contínuo fomentado pela ABES, que tem como missão despertar habilidades e lideranças entre jovens estudantes e profissionais de 18 a 35 anos. 

Este ano, o Fórum contou com quatro rodadas de discussão, abordando importantes temas como liderança feminina no mercado de saneamento, ESG, geotecnologias e segurança hídricaTambém aconteceram as tradicionais Olimpíadas JPS. 

“Quanto mais trouxermos tecnologia e inovação para o saneamento, mais rápido vamos atingir a universalização”, pontuou o presidente da Associação, Luíz Pladevall, presença ilustre que realizou a abertura do Fórum ao lado da coordenadora do JPS-SP, Fernanda Ribeiro, e do coordenador adjunto, Bruno Hernandes.

Sob a premissa de estimular a transmissão de conhecimento entre profissionais seniores e juniores, o primeiro painel do dia discutiu o Mercado do Saneamento e Lideranças Femininas, moderado por Fernanda Ribeiro.

Participando de forma online, a secretária Municipal de Meio Ambiente de Caxambu/MG, Helena Luísa, abriu as palestras e mencionou sua relação ímpar com a água, já que a cidade detém o título de maior complexo hidromineral do planeta. “Em Caxambu, nós já nascemos e crescemos tendo essa relação com a água e com o tempo a minha se ampliou para todo o saneamento”, explicou. Como secretária, Luísa salientou o trabalho que tem desempenhado na educação ambiental em escolas municipais com o programa “Direito Ambiental”. 

Maria Fernanda Garrubo Bentubo, tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental e ex-coordenadora do JPS, deu continuidade à discussão com o tema de Segurança de Barragens atrelado às Lideranças Femininas.

A tecnóloga e engenheira detalhou os principais tipos de barragens existentes no país, que contam com aproximadamente vinte e quatro mil estruturas. Olívia Gavioli, coordenadora do Grupo de Trabalho Saneamento e Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade (ABRAPS), completou a mesa pontuando a necessidade de olhar para o Saneamento Rural se quisermos alcançar os objetivos de universalização em um futuro próximo. 

No formato de roda de conversa, o segundo painel, mediado por Bruno Hernandes, focou em ESG e seus Desafios e Oportunidades Para o Futuro. A sigla em inglês para Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa foi o cerne do debate entre Kátia Guerreiro, engenheira civil e relações públicas, e Dayani Paranhos, engenheira ambiental e sanitarista. Juntas, as palestrantes destrincharam a relevância de implementar o ESG nas empresas adequadamente. 

Para abordar o tema de Geotecnologias no Saneamento, o Fórum JPS 2023 convidou Bruno Piccini, engenheiro mecânico na JNS Engenharia, Amanda Ramos Vieira de Melo, tecnóloga em Hidráulica na Enorsul, e Nagib Abrahão, Manager GIS na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

Guiados pela mediação de Verônica Colares, engenheira civil e integrante do JPS-SP, Piccini foi o primeiro a palestrar e apresentou o Building Information Modeling (BIM), traduzido do inglês para Modelagem de Informação da Construção, e sua importância no mercado de saneamento. Já Abrahão abordou a relevância da Geotecnologia no mercado. Por fim, ficou a cargo de Amanda Ramos exemplificar como a integração entre a localização espacial dos elementos pode auxiliar no processo de planejamento e gestão de projetos. 

Segurança Hídrica foi o ponto central do último painel. Moderado por Gabriela Holau, engenheira química e integrante do programa, o debate contou com a presença remota de Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção. Ana Paula Silveira, tecnóloga na Sabesp e professora de Pós-Graduação em Tecnologias de Tratamento de Água e Gestão de Recursos Hídricos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), completou a mesa presencialmente. 

Respectivamente, a dupla de especialistas conceituados abordou a Escassez Hídrica em São Paulo, seguida da preocupação com a Gestão de Conflitos Relacionados à Água. O diretor da ABES-SP ressaltou que houve uma preocupação com as atividades econômicas relacionadas à água nos últimos dez anos atreladas à velocidade de crescimento do país e de São Paulo. “Nessas condições, como ficaria a água do ponto de vista de garantir a sustentabilidade econômica?”, indagou. 

Ao encerrar os painéis, Flaviane Cunha, coordenadora institucional da ABES-SP, reservou um momento para frisar a importância das Soft Skills no mercado.

Assista ao evento na íntegra

Olimpíadas JPS

O Fórum também contemplou as Olimpíadas JPS – uma brincadeira de perguntas e respostas com o público presente. Com direito a brindes, livros e ingressos, os ganhadores foram Gabriela Holau, engenheira química, e Cassiano Gonçalves Simões do Carmo, engenheiro sanitarista e  ambiental e membro do JPS-SP. 

Juliana Conde e Victor Mucedola, ambos engenheiros civis, também foram agraciados com prêmios.

Dayani Paranhos, agente local de inovação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ângelo Spinelli, professor de Segurança do Trabalho na PROS Educação, foram premiados com ingressos para a Roda Rico, a nova roda gigante do Parque Villa Lobos.