Últimas Notícias

II Congresso Brasil Norte de Eng. Sanitária e Ambiental: leia entrevista com Rainier Pedraça, Presidente da ABES-AM e da Comissão Organizadora do evento

Encontro ocorrerá em Manaus/AM, de 19 a 21 de agosto, e debaterá a atual situação sanitária e ambiental da região Norte.

Por Murillo Campos

Com uma programação voltada para o cenário do saneamento na região Norte, o II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental – CBNESA será realizado entre os dias 19 a 21 de agosto, em Manaus/AM. As inscrições para envios de trabalhos técnicos estão abertas até o dia 17 de março (clique aqui).

O evento trará como tema principal “Avançar e vencer os desafios para universalizar o saneamento na Amazônia”. O objetivo é ampliar o debate sobre a atual situação sanitária e ambiental da região Norte, uma das piores em índices de tratamento de água e coleta de esgoto no Brasil.

“Essa situação merece debates, reflexões e, principalmente, decisões políticas que impactem na melhoria desse quadro sanitário da região”, avalia Rainier Pedraça de Azevedo, Presidente da seção da ABES no Amazonas e do Comitê Organizador do evento.

Para o congresso, estão previstos painéis, palestras, apresentação de trabalhos técnicos, mesas redondas, feira com exposição de produtos e serviços do setor, visitas técnicas a sistemas de saneamento ambiental, entre outras atividades.

O intuito é chamar a atenção da sociedade para contribuir com soluções efetivas para o desenvolvimento do setor no Norte. “Devemos melhorar a qualidade da gestão dos serviços e investir corretamente os ‘poucos’ recursos disponíveis”, analisa Azevedo.

O presidente da ABES-AM fala ainda sobre os preparativos para a 2ª edição do CBNESA, a importância dos assuntos abordados e os desafios para reverter o atual cenário da região. Leia a entrevista completa a seguir:

ABES Notícias: O que o público pode esperar da segunda edição do Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental – CBNESA? Como estão os preparativos?

Rainier Pedraça de Azevedo: Após 41 anos de ausência, Manaus voltará a receber um congresso da ABES. Mesmo que de cunho regional, esse evento tem alcance nacional e está sendo preparado com muito capricho pela comissão organizadora, em especial, pela seção ABES do Amazonas.

Os preparativos estão a todo vapor, com a definição do programa do evento, abertura para inscrições de trabalhos técnicos, apoio para realização da Feira Interinstitucional de Saneamento da Amazônia – FEISAM, programação das visitas técnicas, entre outras atividades.

ABES Notícias: Quais serão os principais pontos de discussão neste ano?

Rainier Pedraça de Azevedo: O evento pretende abordar e discutir os temas mais relevantes do saneamento. Em especial, vai debater sobre as deficiências e avanços do setor na região Norte. Um dos pontos de destaque trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente, quanto ao objetivo 6, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e esgotamento sanitário para todos.

ABES Notícias: Como você avalia o atual cenário do saneamento na região Norte e de qual forma o CBNESA pode contribuir para melhorias no setor?

Rainier Pedraça de Azevedo: Infelizmente, os dados oficiais revelam que a região Norte é a que menos oferece serviços de saneamento à população. Essa situação merece debates, reflexões e, principalmente, decisões políticas que impactem na melhoria desse quadro sanitário da região. Nesse sentido, o tema do CBNESA é extremamente desafiador e instigante ao propor “avançar e vencer os desafios para universalizar o saneamento na Amazônia.”

ABES Notícias: Na sua visão, quais são as principais dificuldades para ampliar o acesso da população à água e coleta de esgoto na região Norte?

Rainier Pedraça de Azevedo: Principalmente, o baixo investimento e a gestão ineficiente dos principais prestadores de serviço e, talvez o mais importante, determinação e vontade política para mudar esse triste quadro.

ABES Notícias: De acordo com último diagnóstico do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), apenas 10,5% de todo o esgoto da região Norte é coletado. Quais atitudes são necessárias para reverter esse quadro?

Rainier Pedraça de Azevedo: Cabe o reforço de que devemos melhorar a qualidade da gestão dos serviços e investir corretamente os “poucos” recursos disponíveis.

ABES Notícias: O CBNESA trará a oportunidade de reunir representantes do governo, profissionais do setor de saneamento, educadores e pesquisadores de várias áreas. De que forma essa interação entre diversos agentes da área pode trazer resultados para a população?

Rainier Pedraça de Azevedo: O evento contará com a participação de representantes de governo, gestores, profissionais do setor, educadores, pesquisadores de diferentes áreas, estudantes e demais segmentos da sociedade interessados nesse importante tema. Portanto, esses atores poderão interagir e contribuir nas discussões que possibilitem mudar esse triste quadro sanitário da região.

ABES Notícias: No congresso, haverá um espaço para apresentação de trabalhos técnicos relacionados ao setor. Qual o objetivo da iniciativa e como esses projetos poderão ser aplicados na prática? 

Rainier Pedraça de Azevedo: Ao todo, 12 temas relevantes da engenharia sanitária e ambiental integram as possibilidades de elaboração dos trabalhos técnicos que serão apresentados na forma oral e de pôster.

Cabe destacar que os trabalhos aprovados passam por uma seleção, em que são avaliados o caráter inovador da pesquisa, a experiência em escala real, a sua aplicabilidade, entre outros fatores. Nesse sentido, com certeza eles ajudarão a disseminar o conhecimento na região.

ABES Notícias: Como representante da organização, quais são suas expectativas para o evento e qual mensagem gostaria de deixar ao público que estará presente?

Rainier Pedraça de Azevedo: A nossa expectativa é a melhor possível, pois ao ampliar o debate sobre a atual situação sanitária da região Norte por meio dos temas propostos, certamente o evento dará uma importante contribuição no sentido de avançar o saneamento ambiental na Amazônia.

Aproveito a oportunidade e convido todos os interessados a somar conosco e juntos realizarmos um excelente evento. Nós, da ABES, e a cidade de Manaus vibrante e hospitaleira, aguardamos de braços abertos.   

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.

 

 

4 Comentários em II Congresso Brasil Norte de Eng. Sanitária e Ambiental: leia entrevista com Rainier Pedraça, Presidente da ABES-AM e da Comissão Organizadora do evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.