Últimas Notícias

II Seminário de Perdas: último painel do primeiro dia de evento fala sobre gestão de perdas aparentes

O evento começou nesta terça-feira (3) e segue até a quinta-feira (5). Durante estes três dias, serão realizados uma série de webinares no período da tarde, com a participação de especialistas de diversas áreas do saneamento no Brasil e no exterior.

Por Rhayana Araújo

O último painel do primeiro dia do II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nesta terça-feira, 3 de agosto, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, debateu o tema “Gestão de Perdas Aparentes”. O seminário é promovido por meio das Câmaras Temática (Nacional) e Técnica (ABES-SP) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética,

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

O evento foi idealizado criteriosamente de modo a garantir a participação do público e a apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

Com coordenação de Jairo Tardelli Filho, consultor de Saneamento, o painel contou com a participação dos palestrantes: Adalberto Cavalcanti Coelho, especialista em Sistema Comercial e Controle de Perdas Aparentes em Empresas de Abastecimento de Água; Marcelo Depexe, da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná; e Carlos Rafael Bortolotto Galhardo, da Aegea Saneamento.

Adalberto Cavalcanti Coelho explanou sobre a gestão de perdas aparentes e combate às fraudes, explicando as causas que levam a essas perdas: consumo não autorizado; perdas por submedição dos hidrômetros; deficiência do sistema comercial; e necessidade de melhoria da eficiência da leitura.

Marcelo Depexe falou sobre a gestão de perdas aparentes na Sanepar, explicando como é realizada a atuação da companhia na identificação de áreas onde há maior histórico de ocorrência de fraudes ligações clandestinas. Apresentou também os aspectos do Modelo Econômico para Submedição e a melhoria a tecnologia da medição: o Hidrômetro Ultrassônico.

Carlos Rafael Bortolotto Galhardo apresentou sua palestra com o tema “Gestão de Perdas Aparentes em Aglomerados Subnormais: Case Águas de Manaus”. O palestrante pontuou os aspectos positivos e os desafios do Case da empresa Águas de Manaus, que se trata do Programa Vem Com a Gente: um conjunto de ações realizadas pela empresa para encarar os desafios de levar água e dignidade à população residente nos aglomerados e áreas carentes.

“O painel tratou do combate às perdas aparentes (submedição de hidrômetros, fraudes) e a sua importância está no impacto que causam no faturamento das empresas. Foram abordadas as ações que buscam reduzir essas perdas, bem como foi apresentada uma abordagem de como atuar em aglomerados subnormais (favelas, invasões), tema difícil para todas as companhias de saneamento”, destacou o coordenador do debate, Jairo Tardelli, ao final do evento.

A série de webinares foi idealizada criteriosamente de modo a garantir a participação do público através de perguntas, e a apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.