O conteúdo dos três dias de evento estará disponível a partir deste sábado (7), na plataforma do seminário, e poderá ser acessado por todos os inscritos no período de 3 meses.
Por Jéssica Marques
O II Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES teve um debate sobre boas práticas em sustentabilidade econômica. Realizado nesta semana durante três dias, de 3 a 5 de agosto, o evento foi realizado por meio das Câmaras Temática (nacional) e Técnica (Seção SP) da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, em plataforma digital.
O conteúdo dos painéis dos três dias estará disponível a partir deste sábado (7), na plataforma do seminário, e poderá ser acessado por todos os inscritos durante 3 meses (clique aqui).
O tema foi abordado nesta quinta-feira (5), último dia do seminário. O painel foi moderado por Alexsandro Barral, diretor de operações da Enops Engenharia. Para debater o assunto, participaram do painel Alberto Fossa, diretor executivo da ABRINSTAL; Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do ProfEESA (GIZ-MDR); e Mario Augusto Baggio, CEO da HWater Solutions.
Alberto Fossa ministrou uma palestra sobre a gestão da energia como mecanismo para promoção da sustentabilidade no setor de saneamento. Além disso, o palestrante falou sobre a eficiência energética como mecanismo de mitigação dos efeitos de mudanças climáticas. Foram apresentadas as principais barreiras percebidas para alcançar esta eficiência e como superá-las.
Por sua vez, Rita Cavaleiro abordou a sinergia da metodologia ACERTAR com a gestão de perdas de água. Foram detalhados os 14 processos de gestão de informação e as relações entre o prestador de serviço e a agência reguladora. A palestrante também falou sobre balanço hídrico para medir a eficácia das medidas, entre outros pontos.
Por fim, Mario Augusto discorreu sobre o alinhamento de estratégias, processos e pessoas visando bater metas de redução de perdas. Dentro do controle de perdas, o palestrante destacou os tópicos quebra de paradigmas, indicadores e trouxe lições do esgotamento sanitário para o abastecimento de água.
Ao final, os participantes puderam trocar informações acerca do assunto e responder perguntas dos espectadores, que enviaram questionamentos por meio de um chat. Em seguida, foi feita uma apresentação da Vitalux sobre projetos sustentáveis.
O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp, Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.
I learned a lot from this article. Keep up the great work!
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!