Últimas Notícias

JPS da ABES integra encontro da Cedae no Rio de Janeiro sobre inovação socioambiental

O Talks “Inspira Cria” e Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais aconteceu em 9 de agosto e contou também com parceria da Seas e do Ambiente Jovem. 

O programa Jovens Profissionais do Saneamento JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo integraram a realização do Talks “Inspira Cria” e Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais. Promovido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), o encontro aconteceu em  9 de agosto, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, e contou também com parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – Seas e do Ambiente Jovem. 

O evento teve como finalidade engajar os estagiários e jovens aprendizes da CEDAE com membros do JPS, Ambiente Jovem e outros coletivos de atuação socioambiental com o objetivo desenvolver e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela CEDAE – apresentados na Oficina de Ideias – mais de 150 jovens participaram.

Durante o último mês, os jovens trabalharam dentro de quatro temas: aproveitamento do patrimônio cultural socioambiental da companhia, mudanças climáticas e resiliência, destinação de resíduos e no programa Replantando Vida – Programa que promove a reinserção de apenados no mercado de trabalho e promove a produção de mudas e o reflorestamento das margens do Rio Guandu.

Com a parceria, a Cedae tem buscado fomentar a inovação através dos jovens e de maneira interna, construindo agendas propositivas e engajadoras de modo singular no setor.

Os grupos vencedores do desafio foram:  Caravana da Cedae – Caminhos da Águas; Renovando Vidas e EcoopGuandu. As três ideias finalistas receberão mentoria da equipe da Superintendência Socioambiental da Cedae. O objetivo da mentoria é transformar essas ideias em projetos inovadores, promover o desenvolvimento de projetos com alto impacto positivo, alinhados aos valores e objetivos da Companhia.

Como aconteceu 

A abertura do evento foi realizada pelo executivo de ESG da Cedae, Allan Borges.

Na sequência aconteceu o Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais (júri interno – Primeira etapa), 15 grupos de trabalho apresentaram as soluções para o júri formado por especialistas da Cedae: Allan Borges, executivo ESG; Daniel Okomura, diretor de Grandes Operações; Alan Abreu, gerente de restauração ambiental; Andrea Farias, gerente de Desenvolvimento Humano; e Ana Beatriz de Moraes, gerente de Inovação.

As ideias foram avaliadas com base em critérios de inovação, viabilidade e impacto socioambiental.
Foram selecionados 5 grupos para apresentar as soluções para o júri externo formado pelos representantes da ABES e do JPS: Luan Oliveira, coordenador nacional do JPS ABES; Witan Pereira da Silva, coordenador nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo; e Rayssa Jacob, representante do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que também fizeram a chamada e a apresentação do Prêmio SJWP edição 2025.

Os demais jurados foram Ademir Canzian, coordenador na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Clima; Karoline Mendez, superintendente de economia econômica na Secretaria de Estado da Mulher; e  Thaiz  Costa, ex vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89