
Atividade integra a rota de visitas voltadas à capacitação técnica dos jovens profissionais, que é realizada uma vez por bimestre, para possibilitar a vivência de experiências práticas para os quatro eixos do saneamento.
Nesta quinta-feira, 04 de julho, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Goiás (JPS/ABES-GO) realizou uma visita técnica à planta de reciclagem de resíduos de construção civil da Renove Resíduos, em Aparecida de Goiânia (GO).
A atividade faz parte da rota de visitas técnicas para capacitação técnica dos jovens profissionais, que é realizada uma vez por bimestre, de modo a possibilitar a vivência de experiências práticas para os quatro eixos do saneamento.
A coordenadora do JPS-GO, Débora Raíssa Marçal, explica que na oportunidade, os participantes puderam conhecer o processo inovador pelo qual os resíduos de construção passam até se transformarem em agregados reciclados, como rachão, brita graduada reciclada 0, brita 1 e areia reciclada. Os materiais podem ser utilizados como base e sub-base de pavimentação de vias, drenagem e terraplanagem, cobertura de estacionamentos e pátios, além da fabricação de artefatos de concreto. “A experiência proporcionou um aprendizado valioso sobre as práticas sustentáveis no setor de saneamento e a importância da reciclagem e da economia circular”, ressalta Débora.
“A visita técnica é uma excelente ferramenta para a formação de jovens líderes no setor de saneamento, pois proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o conhecimento de novas tecnologias e processos, amplia a rede de contatos, auxilia na compreensão de desafios reais e no estímulo ao pensamento crítico e inovador”, frisa Débora. “Além disso, ver o impacto real do trabalho de saneamento na sociedade e no meio ambiente é extremamente motivador e inspirador”, completa a coordenadora do JPS-GO. “Agradecemos a todos os envolvidos e continuamos comprometidos com a inovação e a sustentabilidade no saneamento”, conclui.




