No dia 26 de agosto, integrantes do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP, convidados pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS, realizaram palestras na Unidade Básica de Saúde – UBS Jardim Mitsutani, administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein – SBIBAE.
No período da manhã o voluntário Mateus Henrique Amaral ministrou a palestra “O desafio de conservar os recursos hídricos em um contexto de vulnerabilidade socioambiental”. Durante a sua apresentação Mateus realizou duas perguntas norteadoras: de que forma a vulnerabilidade socioambiental estabelece interface com a conservação dos recursos hídricos e de que forma o trabalho da equipe de saúde da família tem o potencial de contribuir para a conservação dos recursos hídricos e atenuar a vulnerabilidade socioambiental.
Além disso, Mateus, que é mestrando em Saúde Pública, exibiu alguns indicadores da quantidade de pessoas em domicilio sem energia elétrica e a porcentagem da população com acesso a água tratada, bem como o mesmo exibiu os usos consuntivos da água no Brasil e mencionou sobre a relação de água, energia e alimentos no contexto da metrópole paulista.
No período da tarde, a ação contou com a participação do coordenador adjunto do JPS-SP, Thiago Silva Pereira, que fez uma breve apresentação sobre o programa.
Ao final, o voluntário Caio Cavalcante ministrou uma palestra abordando motivos para proteger e preservar os recursos hídricos. Durante sua apresentação, o voluntário, que atua como Engenheiro Químico, mencionou sobre a definição da água, as características físico e química para consumo humano, como ocorre o ciclo da água, distribuição da água no planeta, etapas de tratamento nas ETAs e ETEs (detalhando bem as etapas de coagulação, decantação e os processos químicos), principais utilizações por segmentos e práticas rotineiras que podemos realizar para evitar o desperdício da água, etc.
Caio Cavalcante durante a sua apresentação (Jovens Profissionais do Saneamento,2019)A Carina Fontes Correa que é Agente de Promoção Ambiental na UBS, falou sobre a importância da realização. “Estamos em uma área carente de recursos hídricos de qualidade, uma vez que quando chega o período sazonal de proliferação e transmissão da dengue e quando há fortes chuvas, os córregos próximos a UBS, transbordam, podendo deste modo, interferir diretamente na saúde pública da comunidade”, afirmou.
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.