No dia 26 de setembro, integrantes do JPS-SP Núcleo Baixada Santista realizaram uma visita técnica à produtora de água industrial Aquapolo – o maior empreendimento para a produção de água industrial na América do Sul e quinto maior do planeta-, situado na Sabesp, em São Caetano do Sul/SP.
A visita foi conduzida pela especialista de apoio operacional, Silvia Maria da Silva Boffa. Estiveram presentes a coordenadora do Núcleo Baixada Santista do JPS-SP, Lilyany Andrade, e as integrantes Kayane Franco (Analista de Sustentabilidade do Aquapolo) e Kelly Magdalene.
Segundo Silvia, o projeto surgiu devido à alta demanda de consumo e à densidade demográfica da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP. Durante a crise hídrica que ocorreu no estado [2014/2015], o projeto manteve estável o fornecimento de água industrial.
“É gratificante trabalhar em um projeto no qual você enxerga claramente o impacto ambiental que ele causa. São 400L/s de água de reúso produzidos, que antes eram descartados em rios, e também o fato de poupar o recurso”, ressaltou a especialista.
A água secundária (esgoto tratado), que sai da Sabesp, passa por um tratamento biológico combinando sistema de ultrafiltração por membranas e osmose reversa. Uma parte da água resultante da ultrafiltração é direcionada ao sistema de osmose reversa e a água industrial é composta por cerca de 30% de água de osmose, formando assim o blend, como informa o site do Aquapolo.
Para a voluntária Kelly Magdallene, Engenheira Ambiental, conhecer o processo foi enriquecedor, “uma experiência maravilhosa”. O que mais me chamou a atenção foi a qualidade da água de reúso que a Aquapolo envia para a indústria. A água visivelmente parece potável de tão limpa, o que mostra que a água de reúso é uma alternativa sustentável e necessária para a redução da exploração de mais recursos naturais”, disse ela.
A Engenheira Química e coordenadora do JPS Baixada Santista relatou sua experiência: “ Conheci o Aquapolo vendo uma matéria no jornal e desde então fiquei fascinada pelo processo. Então, realizar essa visita foi um grande aprendizado para nós que estamos sempre em contato com o tema saneamento”, afirmou Lilyany Andrade. “Essa visita mostrou um projeto pioneiro que, se fosse replicado ao redor do mundo, o impacto do uso de recursos hídricos na indústria seria de um benefício imenso ao meio ambiente”, concluiu a jovem profissional.
Great website,ots of useful information here, look forward to the continuation. tv dubai live
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Also I ve shared your site in my social networks!