Por Clara Zaim
O programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) realizou nesta segunda, 22 de abril, uma palestra com o tema “O saneamento no sertão cearense – Experiência no desenvolvimento de planos municipais de saneamento e planos de coleta seletiva’. A palestrante foi a técnica em Hidráulica e Saneamento Karen Monteiro. O evento aconteceu na sede da entidade, na capital paulista.
Em sua apresentação, Karen falou sobre a sua experiência profissional no Ceará, que incluiu o desenvolvimento de um Plano Municipal de Saneamento, Plano de Coleta Seletiva, infraestrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário, políticas públicas entre outros.
A atividade contemplou ainda uma dinâmica com o público presente, que ajudou a esclarecer dúvidas sobre o tema.
“Fico muito feliz de poder falar sobre a minha experiência no Ceará. Esse tipo de encontro é bom para transmitir informação e as pessoas entenderem a realidade”, disse a tecnóloga. “Desenvolvemos Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi aplicado em 14 municípios, e um Plano de Coletas Seletivas, aplicado em 81 municípios. Tenho formação em saneamento desde 2012 e não tinha noção do que encontrei lá falta muito para a universalização do saneamento no sertão brasileiro”, finalizou ela, que além de tecnóloga, cursa o último ano de Engenharia Civil na Universidade Anhembi Morumbi.
Participando pela primeira vez de um evento da ABES-SP, a coordenadora do JPS-PA, Juliana Oliveira, deixou a sua impressão sobre a apresentação. “A palestra foi enriquecedora e esclarecedora no tema apresentado. A dinâmica foi muito bacana. Espero poder participar de outros eventos durante a minha estadia aqui na cidade”, disse a jovem profissional, que é tecnóloga em Saneamento Ambiental.
A coordenadora do JPS-SO, Maria Fernanda Bentubo – também tecnóloga em Saneamento Ambiental, elogiou a palestrante e contou que todos estavam aguardando ansiosos para a apresentação do tema. “A Karen é una grande amiga e profissional. Tivemos conhecimento da sua experiência no Ceará, que foi muito enriquecedora para ela e estávamos ansiosos pela apresentação para o JPS. Ela transmitiu e agregou conhecimento para todos e foi muito melhor do que eu esperava”, afirmou Bentubo.
Sobre o JPS
O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.
O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.
A participação é gratuita.
Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br
Para saber como participar do programa em outros estados, acesse aqui.
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!
Thank you for great content. I look forward to the continuation.