Últimas Notícias

MBA Saneamento Ambiental: 3º encontro do Road Show de TCCs exibe projetos voltados para área de resíduos sólidos

Disponibilizados em Sumário Executivo, projetos acadêmicos visam propor soluções para os desafios do setor de saneamento no país.

Por Murillo Campos

Na manhã desta quinta-feira, 08 de julho, o MBA Saneamento Ambiental promoveu mais um encontro do Road Show dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), disponibilizados em um Sumário Executivo. Na ocasião, foram apresentadas soluções voltadas exclusivamente para a área de resíduos sólidos, englobando os processos de coleta seletiva, logística reversa, destinação correta e gestão adequada dos rejeitos.

Iniciativa exclusiva do MBA em parceria com a Sabesp e a Universidade Empresarial Sabesp, o 3º evento online foi apresentado por Rafael Castilho, coordenador administrativo do curso, e contou com a participação de Luciana Barreira, professora do MBA Saneamento Ambiental.

Rafael Castilho e Luciana Barreira

“Os temas defendidos pelos nossos alunos estão muito atualizados e dialogam com a nossa realidade. Tivemos uma felicidade enorme em fazer o Sumário Executivo, pois com ele conseguimos dar visibilidade para a qualidade dos trabalhos”, destacou Luciana.

Os primeiros estudos apresentados no dia foram de Eliana Boa Ventura, sob o tema “Discussão sobre Logística Reversa e o descarte inadequado das embalagens no município de São Paulo”; Julio César Jacometto, com a pesquisa “Logística reversa e a base legal no Estado de São Paulo”; e, Newton José Oliveira De Menezes com o trabalho sobre “Análise do Equilíbrio Econômico-Financeiro para Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: parametrização com resultados de 2010 a 2018 e projeções.

Em seguida, foram exibidos os TCCs A Proibição do Plástico como Alternativa à Reciclagem”, de Romero Correia de Freitas; e, Desafios de municípios de pequeno porte para implementação de programas de coleta seletiva”, de Sérgio Hideki Yamashita.

Os estudos e os vídeos das defesas estão disponíveis na Área de Estudos e Pesquisas.

O próximo encontro do Road Show acontecerá no dia 15 de julho (quinta-feira), a partir das 9h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom. Veja a programação completa e participe!

Ao todo, serão apresentados vinte e cinco dos cinquenta e dois projetos acadêmicos da primeira turma do curso, distribuídos nas temáticas de regulação, esgotamento sanitário, saúde pública, resíduos sólidos, gestão de ativos, governança e abastecimento de água.

Para receber o Sumário Executivo gratuitamente, basta preencher o formulário disponível AQUI.

O MBA Saneamento Ambiental é uma parceria da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a UNIABES.

3 Comentários em MBA Saneamento Ambiental: 3º encontro do Road Show de TCCs exibe projetos voltados para área de resíduos sólidos

  1. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.