MENU
Últimas Notícias

MBA Saneamento Ambiental: Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp, integra debate sobre abastecimento e crise hídrica

Por Jéssica Marques

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) realizou nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2019, mais uma edição do Canal Saneamento mais uma edição do Canal Saneamento, com palestra voltada aos alunos dos cursos MBA Saneamento Ambiental e PPPs e Consessões. Desta vez, o especialista convidado foi Paulo Massato Yoshimoto, diretor Metropolitano da Sabesp, que aprofundou o tema “Sistema Integrado Metropolitano de Abastecimento de Água e Crise Hídrica”.

O MBA Saneamento Ambiental é fruto da parceria da FESPSP, meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e UNIABES.

O debate contou com as participações de Manuelito Pereira Magalhães Junior, secretário adjunto de governo do município de São Paulo, e Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar do evento pessoalmente e online por meio da Área do Aluno. Também puderam participar da roda de conversa por meio de envio de perguntas. A mediação destas questões foi feita por Harue Kubo, tutora do curso MBA Saneamento Ambiental.

Antes da discussão, Paulo Massato detalhou a realidade da disponibilidade hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e falou sobre a complexidade de universalização do saneamento na localidade. O grande desafio, segundo Massato, é levar abastecimento de água e tratamento de esgoto para cerca de 3 milhões de habitantes de favelas ou áreas irregulares.

Em seguida, Massato discorreu sobre a crise hídrica de 2014/2015 e como a Sabesp apresentou uma solução em curto prazo para o problema, por meio de obras de aproveitamento de reservas técnicas executadas em três meses, intervenções em Estações de Tratamento de Águas para aumento de capacidade, combate a perdas, incentivo à redução de consumo, entre outras medidas.”No ano hidrológico de 2017/2018 tivemos uma crise pior que em 2014/2015 e com todas essas obras executadas, a população não sentiu nada. Isso demonstra a capacidade de resiliência do sistema implantado e mostra que estamos preparados para as próximas crises”, avaliou Massato.

O coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental, Elcires Pimenta, afirmou que o assunto crise hídrica é um dos pontos altos do curso, por ser um tema relacionado à gestão de recursos hídricos. “Pelo que a gente acompanhou da crise hídrica, foi um momento de muito aprendizado, porque foi um período de muitas ações realizadas pela Companhia de Saneamento”, afirmou.

Durante o debate, o secretário adjunto de governo do município de São Paulo, Manuelito Pereira Magalhães Junior, ressaltou a importância de regulação e fiscalização e trouxe questões sobre o tema ao especialista.

Sobre Paulo Massato

O especialista convidado, Paulo Massato Yoshimoto, é diretor metropolitano da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). Na empresa desde 1983, ocupou os cargos de assistente executivo da diretoria operacional e superintendente nas unidades de Produção de Água, de Manutenção e de Planejamento e Desenvolvimento Metropolitano.
Desde 2004, o profissional responde pela Diretoria Metropolitana da Sabesp, responsável pela operação e universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, atendendo a uma população de 18 milhões de habitantes. Também atuou no contorno da pior crise hídrica de São Paulo.

14 Comentários em MBA Saneamento Ambiental: Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp, integra debate sobre abastecimento e crise hídrica

  1. can i order clomiphene online where to buy generic clomiphene tablets how to buy generic clomiphene pill generic clomid for sale order cheap clomiphene tablets can you get clomiphene without insurance buy generic clomid

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.