Últimas Notícias

MBA Saneamento Ambiental: último Road Show de TCCs demonstra a importância de pesquisas para o avanço do setor de saneamento

Disponibilizados em um Sumário Executivo, trabalhos abrangem diversas temáticas do setor e propõem soluções para os desafios do saneamento ambiental no país.

Por Murillo Campos

O último encontro do Road Show dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), promovido pelo MBA Saneamento Ambiental, nesta quinta-feira, 22 de julho, exibiu pesquisas relacionadas às temáticas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e governança, propondo alternativas para os desafios do saneamento ambiental no país em prol de mais saúde e qualidade de vida à população. Os estudos estão reunidos em um Sumário Executivo e podem ser conferidos AQUI.

Iniciativa exclusiva do MBA em parceria com a Sabesp e a Universidade Empresarial Sabesp, o Road Show contemplou cinco eventos online, sob apresentação de Rafael Castilho, coordenador administrativo do curso, e reuniu alunos, professores e especialistas do segmento, aprofundando o diálogo entre academia, mercado e sociedade civil.

Na manhã desta quinta (22) foram realizadas as apresentações dos trabalhos sobre “Uso do Teste de Carbono Orgânico Total como Alternativa ao Teste de Demanda Química de Oxigênio no Monitoramento de Cargas Poluidoras em Corpos d’Água”, de Silvia Schneider de Souza; “Estudo de viabilidade de aproveitamento do lodo da estação do Córrego do Sapateiro no Parque do Ibirapuera/SP”, de Ricardo Colli Cosentino; e, “Estudo sobre a satisfação dos usuários de serviço de saneamento básico do Município de Aguaí”, de João Luiz de Andrade Areias.

Na sequência, foram exibidos os estudos sobre o “Água de Reuso Industrial: Aquapolo Ambiental” (https://bit.ly/2W1Q2EV), de Solange da Silva Sena; “A governança corporativa como indutora de eficiência no setor de saneamento ambiental”, de Priscila Costa da Silva; e, “Notas sobre o Programa de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – PEA Sabesp”, de Sueli Aparecida de Almeida.

Ao todo, foram apresentados vinte e quatro dos cinquenta e dois projetos acadêmicos constantes no Sumário Executivo. Os trabalhos estão distribuídos nas temáticas de regulação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, políticas públicas, resíduos sólidos, governança, gestão de ativos e recursos hídricos. Para receber o Sumário Executivo gratuitamente, basta preencher o formulário disponível AQUI. 

Os estudos e os vídeos das defesas estão disponíveis na Área de Estudos e Pesquisas.

O MBA Saneamento Ambiental é uma parceria da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a UNIABES.

 

1 Comentário em MBA Saneamento Ambiental: último Road Show de TCCs demonstra a importância de pesquisas para o avanço do setor de saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.