Últimas Notícias

Ministério das Cidades anuncia novas datas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

ABES reforça importância da participação nas etapas municipais e estaduais

O Ministério das Cidades divulgou o novo cronograma da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Inicialmente prevista para agosto, a etapa nacional foi reagendada para outubro de 2025, em Brasília. As fases preparatórias – municipais, estaduais e do Distrito Federal – também tiveram os prazos estendidos. Agora, os municípios poderão realizar suas conferências até 30 de junho, enquanto os estados e o DF têm até 31 de agosto.

A redefinição do calendário foi deliberada durante a 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, realizada em Brasília. O objetivo é fortalecer a participação social e garantir que as etapas locais tenham tempo hábil para consolidar propostas que reflitam os desafios e necessidades dos territórios.

A Conferência Nacional das Cidades é um espaço estratégico de diálogo entre sociedade civil e poder público, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Neste ano, o tema central será “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.”

A ABES, que integra o Conselho Nacional das Cidades desde sua criação, atualmente representada pelo engenheiro Darci Barnech Campani, reforça a relevância da participação ativa de seus associados nas etapas municipais e estaduais. A entidade acredita que a contribuição técnica de seus membros é fundamental para o avanço de políticas públicas urbanas que priorizem o saneamento, a sustentabilidade e a equidade.

“As conferências municipais são o ponto de partida para um debate qualificado. Convidamos todos os nossos associados a se engajarem nesses espaços e a levarem a pauta do saneamento como um eixo central do desenvolvimento urbano. A ABES está comprometida com esse processo e acompanhará de perto os desdobramentos em todas as regiões do país”, afirma o presidente nacional da ABES, Marcel Sanches.

As conferências estaduais que já foram convocadas permanecem válidas. Já os municípios devem seguir os regimentos estaduais para organizar suas etapas locais. A ABES orienta seus associados a se atentarem aos prazos e às convocações em seus territórios.

A 6ª Conferência marca a retomada do processo participativo após mais de uma década. A última edição foi realizada em 2013 e teve como foco central a reforma urbana. Nesta edição, será eleita a nova composição do Conselho Nacional das Cidades e a ABES reforça a importância de garantir sua continuidade nesse espaço. Para isso, é essencial a participação ativa dos associados nas Conferências Municipais, elegendo delegados para as etapas Estaduais e, posteriormente, para a Nacional. A mobilização dos sócios é estratégica para assegurar a presença da ABES na construção das políticas públicas urbanas do país.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89