Últimas Notícias

O papel das Agências Reguladoras para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) é tema de discussão na BWW 2022 

Debate integra o tema Planejamento e Regulação” e foi moderado por Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES e coordenadora do Comitê Organizador desta edição da Brazil Water Week, que já é considerada o streaming do saneamento. Inscritos podem acessar todo o conteúdo online por 90 dias.

Por equipe de comunicação ABES/BWW

“O papel das Agências Reguladoras para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6)”. Este foi o tema da terceira sessão desta quarta-feira, 25 de maio, na Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil 2022, que acontece online, em plataforma digital excluisva e interativa. O assunto integra o tema “Planejamento e Regulação”. A BWW, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Em sua terceira edição (segunda no formato virtual), com mais de 40 horas de programação online e presença de mais de 100 especialistas do Brasil e de outros países, a BWW já é considerada o streaming do saneamento e disponibilizará todo o conteúdo por 90 dias na plataforma do evento para os inscritos. Para fazer sua inscrição e ter acesso às palestras debates e análises, acesse aqui

O debate desta sessão foi organizado e moderado por Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES e coordenadora do Comitê Organizador desta edição da Brazil Water Week. 

“Nosso objetivo é trazer uma reflexão sobre os desafios que as agências reguladoras vão ter que enfrentar e a contribuição das agências para o atendimento das metas de universalização, garantindo serviços adequados e tarifas justas, propiciando um ambiente regulatório favorável aos investimentos que ainda são muitos por fazer, necessários para a ampliação do acesso aos serviços de Água e Saneamento no Brasil”, disse a moderadora. 

Os palestrantes foram Sanford Berg Professor Emeritus, Economics and Senior Fellow da PURC; Jorge Werneck, Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa; Jaime Melo Baptista Presidente da LIS-Water – Lisbon International Centre for Water; e Bruno Vieira Andrade, Superintendente de Relacionamento com Órgãos Reguladores da Copasa. 

Na ocasião, foram apresentados e discutidos os principais desafios e responsabilidades das Agências Reguladoras para a universalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário para atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6. Os especialistas trouxeram experiências nacionais e internacionais sobre a atuação das agências reguladoras dos serviços de saneamento básico, incluindo aspectos de sua governança.

Após as apresentações, os convidados integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviado perguntas. A moderação das questões foi feita por Cíntia Vilarinho, Subsecretária da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES. 

Nas semanas anteriores, contou com seis sessões especiais gratuitas, disponíveis no canal da ABES do YouTube (assista aqui), junto com as sessões do primeiro dia do evento, segunda-feira (23) (clique aqui para assistir). A programação de terça-feira até sexta (27) é transmitida na plataforma digital exclusiva e poderá ser acessada por 90 dias pelas inscritos. Quem assistiu ao evento ao vivo, também pôde participar do debate por meio do chat com perguntas e comentários.

BWW Connection

O convidado do terceiro bloco do talk show do intervalo desta quarta (25) foi Marcel Sanches, secretário da Diretoria Nacional da ABES. Durante a conversa com a jornalista Daniela Lobo, Marcel, que integra a organização do tema 3 -“Planejamento e Regulação”, fez considerações sobre o debate da sessão “O papel das Agências Reguladoras para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6)”. O especialista também analisou o cenário no Brasil, considerando todas as mudanças que o país e o mundo vêm enfrentando e o Novo Marco Legal do Saneamento.

 

3 Comentários em O papel das Agências Reguladoras para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) é tema de discussão na BWW 2022 

  1. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something which I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.