Últimas Notícias

OMS: mais de 80% da população urbana vive em áreas de ar poluído

Relatório da agência da ONU analisou a qualidade do ar em 3 mil cidades de 103 países; Curitiba é citada como modelo com várias ações e medidas verdes; nível de poluição está aumentando nas regiões mais pobres.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que mais de 80% da população urbana mundial vive em áreas com alta taxa de poluição do ar.

A informação consta do 3º Relatório Global sobre o assunto, lançado esta quinta-feira pela agência da ONU. Segundo os especialistas, a poluição do ar representa o maior risco ambiental à saúde. Ela é responsável por mais de 3 milhões de mortes prematuras no mundo todos os anos.

Piorar

Segundo o documento, 98% das cidades dos países de baixa e média rendas, com mais de 100 mil habitantes, apresentam índices de qualidade do ar piores do que o estipulado pela OMS. No caso dos países ricos, a taxa das cidades que registram ar poluído caiu para 56%.

De Genebra, em entrevista à Rádio ONU, Carlos Dora, epidemiologista da agência falou sobre as conclusões do relatório.

“Nas cidades dos países em desenvolvimento, a gente vê que tem uma quantidade maior (de cidades poluídas) e a tendência é piorar. Então isso é, obviamente preocupante. Uma parte dos dados, mostra exatamente essa tendência temporária. A piora no geral é de 8%.”

O estudo da OMS foi feito em 3 mil cidades em 103 países. No Brasil, os especialistas analisaram 45 cidades do nordeste ao sul do país, entre elas, Curitiba, Campinas, São Paulo, Campos, no Estado do Rio de Janeiro e Malembá e Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador.

“Tem, por exemplo, cidades como Curitiba, que tinha um nível que antes era acima do preconizado pela OMS e que agora tem o ar limpo de acordo com a qualidade de ar da agência da ONU. É uma coisa muito positiva porque Curitiba também tem um dos melhores exemplos de políticas públicas que levam a limpar a qualidade do ar. Gestão dos resíduos para não queimar o lixo, (a cidade) faz uma gestão ecológica dos resíduos, deixa fermentar e colhe o metano para usar como biogás. Então tem uma série de soluções na gestão de resíduos que eles estão implementando.”

Rodízio de Carros

Dora falou ainda que o rodízio de carros implementado em várias cidades mundiais, como por exemplo em São Paulo e na Cidade do México, funciona para reduzir a poluição em situação aguda.

Mas ele disse que a longo prazo, as cidades devem analisar a situação detalhadamente e buscar a causa da poluição.

O representante da OMS citou que Nova York, na época do prefeito Michael Bloomberg, fez um estudo que concluiu que metade da poluição do ar vinha do combustível “sujo” usado nos equipamentos de aquecimento e refrigeração dos prédios da cidade e não dos carros.

Poluição e Saúde

Dora fez uma comparação dizendo que as medidas adotadas para combater a poluição do ar podem ajudar na área de saúde. Segundo ele, as pessoas que têm doenças vasculares recebem recomendações para fazer exercício físico, não fumar e ter uma dieta saudável.

Mas o epidemiologista da OMS declarou que não há uma recomendação especial para que essas pessoas evitem ambientes poluídos.

Para ele, “é crucial que os governos e cidades façam da qualidade do ar em regiões urbanas uma prioridade de saúde e desenvolvimento”.

Dora afirmou que “quando a qualidade do ar melhora, diminuem os gastos de saúde relativos a doenças como alergias e infecções pulmonares, aumenta a produtividade dos trabalhadores e também a expectativa de vida da população”.

Escute a matéria da Rádio ONU aqui.

60 Comentários em OMS: mais de 80% da população urbana vive em áreas de ar poluído

  1. Sight Care is a daily supplement proven in clinical trials and conclusive science to improve vision by nourishing the body from within. The Sight Care formula claims to reverse issues in eyesight, and every ingredient is completely natural.

  2. Que situação. Precisamos encontrar uma solução pra isso. Espero que as novas tecnlogias e inteligência artificial possa nos ajudar.

  3. Nossa estes dados são muito alarmantes, 80% da população é muita coisa, precisamos urgentemente nos conscientizar, a população mundial tem de conscientizar sobre este dado muito alarmante, se em pouco tempo não reduzirmos a poluição seremos eliminados por nós mesmos..

  4. Números realmente alarmantes! Temos que nos conscientizar urgentemente.

  5. Curitiba está de parabéns!! Se todas as cidades seguissem o exemplo de reciclagem todos teríamos um ar melhor para respirar e também a diminuição dos gastos com a saúde.

  6. é preciso ter campanhas mais rígidas e melhorar transporte público, já passou do tempo de termos um estilo de vida minimalista, simplificar é a ordem.

  7. A poluição afeta nossas vidas e a única forma de diminuir isso é ter um estilo de vida minimalista, andar mais a pé e de bicicleta, melhorar a infraestrutura e segurança das cidades para mais acessibilidade e ter um consumo mais consciente.

  8. É necessário que haja medidas mais rígidas para evitar a poluição do ar, não é por acaso que o número de pessoas com alergia cresce a cada dia sem falar de outras doenças.

  9. Moro em SP capital e aqui enfrentamos os problemas comuns de quem vive em cidade grande. O Ar aqui é extremamente seco e impuro, uma pena :/

    Obrigada pelo artigo!

  10. Precisamos ficar atento a todos esses tópicos aqui postados para que possamos evitar doenças que atrapalhem o nosso dia a dia. Parabéns, conteúdo excelente.

  11. Está na hora do governo fazer alguma coisa para mudar essa situação! Temos que aprovar leis que preservem o meio ambiente e não prejudique a população!!!

  12. 80%, com certeza este número é extremamente alto e alarmante, acredito que os grandes industriários e fábricas de automóveis precisam tomar providencias urgente a respeito disto, muito em breve não teremos mais ar limpo para respirar.

  13. Deveriam existir ações para prevenir o aumento da poluiçao nos grandes centros urbanos!!!

  14. Minha pergunta é: Até quando o governo vai deixar a população mais pobre em situação de risco? Somente os ricos tem direito à segurança? mudança já!

  15. Precisamos focar em exercícios físicos que melhorem a saúde, somente assim vamos acabar de vez com a obesidade no brasil

  16. Estes números são realmente alarmantes, mas isto é um problema que envolve grandes indústrias milionárias que não se preocupam nem um pouco com a poluição. Por que a ONU não multa estes grandes poluidores com multas bilionárias pra ver se a coisa não começa a mudar.

  17. Infelizmente os seres humanos na maioria os de grande poder aquisitivo não da a minima para natureza ou poluição do ar, querem é faturar! Lamentável!

  18. Nosso ar está cada vez mais poluído..o que será de nós seres humanos?

  19. Isso é um fato cade vez maior em nossa vida. principalmente em cidade grandes. Infelismente

  20. Estes números são realmente alarmantes, nós seres humanos precisamos nos conscientizar urgentemente quanto a isto, sem ar limpo sem vida

  21. Nossa estes dados são muito alarmantes, 80% da população é muita coisa, precisamos urgentemente nos conscientizar, a população mundial tem de conscientizar sobre este dado muito alarmante, se em pouco tempo não reduzirmos a poluição seremos eliminados por nós mesmos.

  22. Isso é fato comprovado mesmo. O ar do local onde vivemos influencia muito em nossa saúde, especialmente de crianças. Muitas pessoas estão buscando mudar para cidades menos poluídas, e isso é bem compreensível pelo fato de sabermos que o problema da poluição nas cidades grandes dificilmente será resolvido a curto prazo.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.