Últimas Notícias

Painel especial ABES-ANA, Desafio de Startups e novo programa da UNIABES marcam encerramento do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Evento realizado nesta sexta (19) conta com discussão sobre experiências municipais na cobrança de resíduos, divulgação dos vencedores do Desafio de Startups e lançamento do Programa de Capacitação em Resíduos Sólidos da UNIABES.

Por Murillo Campos

Nesta sexta-feira, 19 de março, foi realizado o Painel Especial ABES-ANA, que reuniu especialistas e apresentou as experiências municipais na cobrança dos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos. O evento foi o último do 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólido, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos.

Participaram do painel Carlos Motta Nunes, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA; André Domingos Goetzinger, gerente de Estudos Econômico-Financeiros da AGIR – Agência Reguladora Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí; Murilo Pizato Marques, superintendente de Regulação do CISAB-ZM; Iolanda Gonçalves, superintendente do CISAB-ZM; Erick Elysio Reis Amorim, economista do Centro de Tecnologias Aplicadas – CTA; Genivaldo José Lievore, diretor de operações do Sanear – Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental; e, Marjolly Priscilla Bais Shinzato, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-MS.

Com moderação de José Claudio Junqueira Ribeiro, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os palestrantes abordaram os desafios, custos, propostas de regulação, remuneração e práticas desenvolvidas nos municípios para aumento da coleta e tratamento de resíduos. Acesse aqui e confira a transmissão na íntegra.

Programa de Capacitação em Resíduos da UNIABES

A UNIABES, maior plataforma digital do Brasil para cursos de Saneamento Ambiental, lançou nesta sexta-feira, 19, o Programa de Capacitação em Resíduos Sólidos, composto por 22 cursos na modalidade EAD, totalizando 470 horas de conteúdo.

O anúncio foi feito no encerramento do 14º Seminário de Resíduos Sólidos e contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Rogério Pena Siqueira, presidente da ABES Seção Minas Gerais e Heliana Kátia Campos, membro da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos.

Entre alguns temas, o programa vai tratar sobre a gestão integrada de resíduos sólidos, financiamento da prestação dos serviços de manejo, legislação e licenciamento ambiental, aproveitamento energético e prestação regionalizada dos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos. Serão realizados ainda webinars, trazendo os desafios que serão debatidos nos cursos.

Para saber mais sobre o Programa de Capacitação em Resíduos Sólidos, acesse o site da UNIABES. 

Resultado do Desafio Startups

No encerramento do seminário, foram divulgados os vencedores do Desafio Startups do Saneamento com Foco em Resíduos Sólidos. A iniciativa buscou soluções inovadoras para as temáticas de gestão, tratamento e destinação de resíduos.

Os ganhadores foram as startups Gaia Negócios, Veltha Despoluição Atmosférica e Orbis Sistemas. Os premiados receberão instruções de profissionais seniores da ABES para que possam acelerar ainda mais seus negócios, além da possiblidade de financiamento e aporte de capital por parte de apoiadores da iniciativa.

No dia 27 de abril, será realizado um evento especial com os vencedores, que será transmitido no canal da ABES no Youtube.

O 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos contou com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Superintendência de Limpeza Urbana – SLU – Belo Horizonte, SINDILURB, Vina, Cisab, Localix e Argos.

 

1 Comentário em Painel especial ABES-ANA, Desafio de Startups e novo programa da UNIABES marcam encerramento do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.