
A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental enviou aos representantes do Congresso Nacional uma carta demonstrando sua preocupação com a apreciação dos vetos da Presidência da República à Lei 14.026, que institui o Novo Marco Legal do Saneamento no Brasil (leia aqui a íntegra da carta e o posicionamento sobre os vetos neste link).
A ABES entende que a rejeição aos vetos é essencial para restaurar a possibilidade de um ambiente de entendimento para a implantação dos novos mecanismos, de modo a não se perder o foco na busca da universalização dos serviços, com qualidade, equidade e eficiência.
A ABES defende que a universalização dos serviços deve ser buscada com incentivo à qualidade e eficiência dos prestadores de serviço e dos reguladores e com boas decisões dos poderes concedentes, sem desestruturar o que existe e funciona adequadamente, quaisquer que sejam as intenções de reorganização do setor.
Você também pode escrever ao parlamentar de seu estado pela derrubada dos vetos e pelo cumprimento dos acordos do Congresso. Participe da campanha, enviando mensagem aos parlamentares.
Srs Deputados a agua e um bem publico , não e de direito privado uma riquesa que deve ser de todos , não devemos remar contra a mare em quando o resto do munto esta buscando estatisar novamente a concessão da mesma isso e um exeplo de que privatisar não e a suloção e sim um modo de aumentar o problema oque deve ser feito acredito eu e uma seleção dentro dos orgaos envolvidos afim de selecionar e capacitar as pessoas para que aja uma melhor gestão interna !
Sou contra o veto
A água é um bem natural à disposição de todos os cidadãos. Não é uma mercadoria para ser vendida! Privatizar significa dar o direito de uso da água a quem pode comparar. Vejam o exemplo do Chile, onde tem províncias nas quais o cidadão tem que escolher entre tomar banho ou cozinhar. Não há agua para as duas coisas e, quando há, o custo é tão alto que não permite esse uso.
Privatização de serviços que devem ser público! É um erro e um retrocesso em todo o seu processo. Deve-se ser averiguado e cobrado as atividades que não estão prestando um bom serviço, e acabar sim! Com os cabides de emprego dessa corja de se fazer política aqui no nosso País. Não a Privatização e sim a uma Reforma Estruturante de nosso sistema político corrompido e fracassado.
Senhores Deputados e senadores . Votem pela derrubada do veto do art. 16 do março regulatório do saneamento SANEAMENTO básico. O governo Federal está querendo tirar o direito dos mais vulneráveis a água e esgoto, Se privatizar piora ainda mais a situação, vamos ficar atentos ao voto de cada um dos parlamentares. 2022 vem aí.
Só com a derrubada dos vetos principalmente o 16 teremos a possibilidade de universalização do saneamento, NÃO A PRIVATIZAÇÃO
É assim… Quando um governo faz descaso e não tem a capacidade de resolver os problemas para o povo ele joga a culpa nos funcionários públicos e empresas públicas. Vamos privatizar tudo!!! como se isso fosse a saída mais sábia do planeta. Muitas empresas que conhecemos são públicas e eficientes sim e as que não são é por falta de gestão muitas delas sucateadas propositalmente. Existem muitas empresas privadas hoje que são ineficiente em vários setores do Brasil e no mundo, e o pior que visam apenas o lucro e o povo que se dane.. Profissionais bons podem existem no publico e no privado , mas água é um bem de todos e não pode ser tratada como mercadoria visando lucro em primeiro lugar…
Não a privatização
Privatizar água é crime, vcs estão vendo a situação da Enel, a privatização é a pior solução!
Essa ação é absurdamente fora do pensamento de levar o bem estar a todos. Cada vez mais é a perda de caráter em pensar no coletivo, o Brasil existe com mais de 200 milhões de pessoas, e elas necessitam viver de maneira decente e humana. É preciso ter pessoas realmente sérias e interessadas em fazer uma política pensando no coletivo, mentalizo que o veto não seja aprovado, pois isso faz com que o saneamento seja para todos.
Só vejo os beneficiados dos cabides de emprego reclamando acima. Não adianta, vocês estão desempregados! Acabou a MAMATA!
Não a privatização do saneamento.
Com a privatização as comunidades vulneráveis serão muito afetadas, pois investidores empresariais nunca se interessaram por resolver problemas sociais, na verdade o que devemos lutar é pela universalização dos serviços de saneamentos e ampliar os cuidados com o meio ambiente.
ja nao basta voces parlamentares acabar com o sonho do povo de se aposentar vivo ainda querem tirar agua e esgoto tratado das favelas e das pessoas mais humildes que ja vivem uma vida miseravel tenha do povo pelo amor de deus
se privatizar o saneamento os mais pobres nao vao ter agua potavel e nem esgoto tratado pois a iniciativa privada so quer lucro atencao srs parlamentares denha do do povo
O Marco Legal deixa incertezas ou seja não está claro quanto a sanear (água segura de qualidade e esgotamento sanitário)as populações vulneráveis (aglomerados isolados,rurais entre outros )para cumprir as diretrizes da agenda 2030 principalmente a ODS-6
Quanta a privatização deveriam ser revista as Concessionárias de serviços de saramonete seja estadual ou municipal que estejam dando bons resultados/ devem ser preservadas ,”Não a Privatização”
Vamos pensar nos municípios mais carentes e na universalização do saneamento.
Pela universalização do saneamento. As localidades mais carentes serão as mais prejudicadas.
Não a privatização!!!!
Vamos derrubar o Veto do Presidente da República.
Privatizar não é a solução para o Saneamento no Brasil.
Privatizar jamais……
Pedimos que votem pela derrubada do Beto do presidente da República. Não a privatização!
Só com a derrubada dos vetos principalmente o 16 teremos a possibilidade de universalização do saneamento, NÃO A PRIVATIZAÇÃO
Não a privatização do saneamento!