Últimas Notícias

PNQS 2023: organizações participantes refletem sobre missão de estudos ao Chile

Diretor de Operações das Águas Andinas do grupo Veolia, Xavier Iraegui foi o palestrante do terceiro painel do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, nesta segunda-feira (20).

Seguindo a primeira discussão do dia, o segundo painel desta segunda-feira, 20 de novembro, do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) Ciclo 2023 convidou as organizações participantes da missão de estudos no Chile para comentar a experiência naquele país. O palestrante foi o diretor de Operações das Águas Andinas do grupo Veolia, Xavier Iraegui.

A missão internacional foi realizada em setembro deste ano pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, promotora do PNQS. Este é o único prêmio no mundo que reconhece a excelência da gestão do setor de saneamento. Esta edição acontece na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, até esta terça-feira (21). Confira o álbum de fotos.

A moderação deste debate ficou a cargo do secretário geral do CNQA, Josivan Cardoso, que recebeu Xavier Iraegui. “Um dos propósitos do PNQS é realizar todos os anos, após seus ciclos, as missões internacionais de estudos para que possamos fazer o que começamos a produzir neste painel, que é essa interação e essa reflexão com quem participa”, explicou Josivan.

Xavier Iraegui, que é ex-diretor de operações da Veolia Latina e das Aguas de Barcelona, compareceu ao Seminário do PNQS para palestrar sobre o plano de saneamento chileno, que teve US$1.200 milhões investido para alcançar 100% de saneamento em apenas 13 anos e se tornou referência no setor, apesar de enfrentar a escassez hídrica.

Além do palestrante, o painel foi composto por representantes das organizações que participaram da missão de estudos. Foram eles André Malhano, da Águas do Brasil, Eduardo Rigotto, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Alexandre Marques, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (ML) e Renato Augusto, também da Sabesp (MM).

Veja também: entrevista do Talk Show PNQS 2023 com Xavier Iraegui

Entrevista com Andres Herbozo, consultor do PNQS no Chile e organizador da Missão PNQS no Chile